Vitória Diogo apela à manutenção de infra-estruturas hospitalares

 

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Vitória Dias Diogo, manifestou ontem, quarta-feira, 3 de Agosto, no distrito de Boane, a necessidade de melhorias na manutenção de infra-estruturas, equipamentos e viaturas do Sector de Saúde para assegurar serviços de qualidade às populações.

A dirigente falava durante a Primeira Reunião Provincial da Área de Manutenção e do Seminário de Capacitação de Gestores de Transporte, realizada no âmbito da capacitação dos funcionários do Estado e promoção da melhoria das competências dos técnicos responsáveis pela manutenção do património do Estado no Sector de Saúde. 

Vitória Diogo, sublinhou que o Estado tem realizado um grande investimento na construção e reabilitação de infra-estruturas, aquisição de equipamentos hospitalares e meios de transporte, e o investimento deve ser acarinhado e valorizado, garantindo a conservação do património por longos anos para permitir a orientação de recursos para responder a outras necessidades.

Tal como referiu, investir na manutenção de equipamentos hospitalares é benéfico para os pacientes, funcionários e gestores e é preciso realizar vistorias e observar o desempenho dos equipamentos, ajustando-os sempre que for necessário.

A Secretária de Estado em Maputo recomendou ao Sector de Saúde para elaborar e implementar um plano de gestão de equipamentos hospitalares, através do qual vai assegurar a manutenção preventiva e também correctiva dos dispositivos médicos.

A dirigente, por outro lado, frisou que as ambulâncias são património do Estado e devem ser conservadas e mantidas operacionais. “Façam valer o princípio de que a manutenção é menos onerosa do que uma nova aquisição” - sublinhou Diogo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque