Banco Mundial pronto a apoiar a construção da linha férrea Matola-Gare/Albazine


O Banco mundial financia a construção de uma linha férrea com uma extensão de 27 km, entre as estações ferroviárias da Matola Gare e de Albazine, na área metropolitana de Maputo.
Numa primeira fase serão desembolsados 130 milhões de dólares que serão aplicados igualmente na construção de estações ferroviárias, electrificação da linha, formação e alocação de comboios eléctricos.
A informação foi prestada a Rádio Moçambique pelo Presidente do Conselho de Administração do METROBUS, Amade Camal.
Amade Camal explicou que o projecto inserido no metrobus, um sistema de transporte intermodal, vai flexibilizar ainda mais o transporte de passageiros na área metropolitana.
O pacote de medidas tendentes ao melhoramento da mobilidade urbana, através de um transporte urbano fiável, inclui a aquisição pelo governo, de perto de 800 autocarros, alocados ao sector privado, de 2016 a esta parte.
O Administrador técnico da Agencia Metropolitana de transportes de Maputo, Armando Bembele disse que a alocação de meios é acompanhada pela capacitação dos automobilistas e gestores da frota.
Segundo Bembele, a aquisição de novos autocarros melhorou significativamente a situação do transporte de pessoas e bens, particularmente nas cidades capitais.
As infra-estruturas desempenham também um papel fundamental na mobilidade urbana. (RM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque