Moçambique participa no 5º Fórum Global de Negócios de África-Dubai

Arranca, esta segunda-feira, na cidade de Dubai, Emirados Árabes Unidos, o quinto Fórum Global de Negócios de Africa-Dubai.
O evento junta diversas personalidades das áreas económica e politica daquele país e de Africa.O Fórum Global de Negócios de África é um evento que conta com patrocínio do Xeque Mohammed Bin Al Mak-toun, vice presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governador de Dubai.
O encontro vai juntar alguns chefes de Estado e de Governo Africanos. Moçambique participa com uma delegação do governo e empresários, encabeçada pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho de Rosário, em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi
O Fórum Global de Negócios Africa é um evento que visa incentivar os fluxos de receitas, procurar oportunidades para investimentos nos países africanos.Mas, na reunião deste ano, os governos africanos e dos Emirados Árabes Unidos, vão centrar-se e discutir como optimizar as conexões que permitirão o aumento, recíproco, de escala de negócios.
Para além de temas a serem debatidos, como desenvolver as novas gerações de empresários e de formuladores de politicas e tecnologias inovadoras e empreendedorismo, o quinto Fórum global de negócios de África, vai analisar questões da Agricultura inovadora. Aqui, os participantes vão debater como se pode construir a cadeia de suprimento de alimentos, ou seja, como é que África pode deixar de importar alimentos passando a produtora global destes.Outros dois temas de actualidade a serem levados a discussão, têm haver com questões de mudanças climáticas e do acesso à energia em África.
A percepção é que o continente deu a menor atenção e contribuição à problemática do aquecimento global, que obviamente isso vai trazer impactos climáticos nas próximas décadasA Republica das Seychelles que tem-se destacado nos últimos anos, na redução do impacto, decorrente do aquecimento global, vai transmitir a sua experiência aos demais países africanos. Em relação a energia, o Fórum Global de Negócios de África pretende saber que investimentos estão a ser feitos pelos países africanos para o acesso à electricidade, um continente em que quarenta por cento dos 1, 2 biliões dos seus habitantes não têm acesso a este serviço, além da falta de energia fiável para empreendimentos de negócios.
As repúblicas do Quénia e do Ruanda vão passar as suas experiências de como conseguiram triplicar o acesso à electricidade em cinco anos.Não menos importante é a República do Zimbabwe que vai ser também oradora neste encontro, na qual vai apresentar os desafios, o potencial e as oportunidades de revitalizar o país, cuja economia está votada a letargia há décadas.O Primeiro Ministro, Carlos Agostinho de Rosário, além de participar neste Fórum, vai manter hoje encontros separados com o presidente da Camara de Comércio e Indústria de Dubai e empresários. ( RM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque