FIDA APROVA AGRÍCOLA PROGRAMA PARA MOÇAMBIQUE

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) aprovou um novo programa para Moçambique, denominado Programa de Desenvolvimento Inclusivo de Cadeias de Valor Agro-alimentares (PROCAVA), cuja implementação será feita em 75 distritos das 10 províncias do país, em duas fases ao longo dos próximos 10 anos.
O programa vai beneficiar mais de 180 mil famílias, promovendo intervenções viradas ao aumento da produtividade, desenvolvimento de infra-estruturas e ligação com o mercado, prestando especial atenção à mulher, jovens, melhoria da resiliência climática, assim como a capacitação em matérias de nutrição.
Durante os primeiros cinco anos (2020/24), o FIDA vai disponibilizar 72,5 milhões de dólares. No total, o FIDA espera mobilizar e colocar a disposição até 150 milhões de dólares para todo período de 10 anos de implementação do PROCAVA.
Com o PROCAVA, espera-se expandir as intervenções de sucessos, boas práticas e lições aprendidas durante a implementação do Projecto de Desenvolvimento de Cadeias de Valor nos Corredores do Maputo e Limpopo (PROSUL) prestes a terminar.
Em particular, pretende-se melhorar a disponibilidade de meios de sustento e redução da pobreza, adoptando uma abordagem de fortalecimento da adaptação e resiliência climática, transformação rural inclusiva envolvendo mulheres e jovens, aumentar a renda dos agregados familiares a partir de intervenções em quatro produtos seleccionados: hortícolas, mandioca, leguminosas, pecuária (caprinos e bovinos).
O Programa irá igualmente promover aves de capoeira e batata-doce com vista a complementar as acções de melhoria da nutrição.
No universo de beneficiários (180.500 famílias), correspondentes a cerca 902.500 pessoas, 50 por cento são mulheres e 30 por cento jovens, baseadas em quotas nacionais, demografia e linhas de pobreza para esses dois segmentos de população.
O Programa será implementado dentro de um quadro programático, durante 10 anos, tendo em vista assegurar os instrumentos necessários para atrair outros parceiros de desenvolvimento para cooperar com o FIDA e o governo. A bordagem proporcionará igualmente aos potenciais co-financiadores oportunidade de escolher as áreas geográficas para seu foco ou investimento.
Entre os resultados esperados destaca-se o aumento da produtividade, produção e qualidade das cadeias de valor; acesso ao mercado através de intervenções que deverão ligar os pequenos produtores envolvidos nas cadeias de valor seleccionadas e actores envolvidos na comercialização e processamento; o reforço da capacidade institucional das instituições do Governo e as afins envolvidas na implementação do Programa, na área de políticas, planificação, monitoria, avaliação e gestão de conhecimento. (AIM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque