Filipe Nyusi eleito Figura do Ano 2019 pela Rádio Moçambique

O Presidente da República, Filipe Nyusi, foi eleito figura do ano 2019, pelos profissionais da Rádio Moçambique.
Pesou para a eleição de Filipe Nyusi, o seu papel na pacificação do país, na gestão do “dossier” sobre a dívida pública, que culminou com o anúncio do Fundo Monetário Internacional, FMI, sobre a sua pretensão de voltar a financiar o Orçamento Geral do Estado, entre outras acções.
Para o acontecimento do ano, foi eleita a visita do Papa Francisco a Moçambique, efectuada em Setembro último, com uma mensagem de Esperança, Paz e Reconciliação, dando um novo alento aos moçambicanos.
A visita teve lugar num momento em que os moçambicanos aprofundavam um diálogo permanente, como a única via para o alcance de uma paz definitiva.
A equipa feminina do Ferroviário de Maputo, vencedora da Taça dos Clubes Campões de África, em Basquetebol, foi eleita Figura Desportiva do Ano.
A Figura Cultural do Ano coube ao músico Pai Leão, baseado na província de Sofala, finalista do Ngoma Moçambique, edição 2019.
Pai Leão realizou, junto da associação Macolocoto, sediada na cidade do Dondo, o primeiro festival de dança tradicional “Valimba”, evento que juntou mais de dez grupos praticantes daquela dança, nas províncias de Sofala e Zambézia. (RM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque