Moçambique e Japão estreitam relações de amizade e de cooperação

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, disse que a cooperação com o Japão vai permitir a implementação dos projectos de desenvolvimento de Moçambique.
José Pacheco falava esta quinta-feira, em Maputo, após a troca de Notas e assinatura dos acordos de donativos entre o governo moçambicano e japonês.
Segundo Pacheco, os instrumentos ora assinados constituem a base legal e política para a materialização da assistência financeira japonesa que visa permitir a implementação de cinco projectos no valor de 59.014.000 dólares que consistem no seguinte:
Troca de Notas e Assinatura dos Acordos de Donativos do Projecto de Emergência para a Construção de Central Eléctrica de Nacala; Troca de Notas e Assinatura dos Acordos de Donativos do Projecto de Construção de 4 Escolas Secundárias na Província da Zambézia (Nicoadala, Lugela, Mocuba, e Namacurra).
“Por esta ocasião apraz-me, transmitir os nossos sinceros agradecimentos ao Governo e ao povo do Japão pela contínua parceria com o nosso País, particularmente, na edificação de infra-estruturas económicas e sociais, contribuindo assim para o melhoramento das condições de vida do nosso povo”- disse José Pacheco.
O Japão tem sido um parceiro determinante no apoio aos esforços do Governo moçambicano na prossecução dos objectivos de desenvolvimento económico e social sustentável e a assinatura dos instrumentos jurídicos, reflecte as boas relações de amizade, solidariedade e de cooperação existentes entre Moçambique e o Japão.
No âmbito do TICAD, o Japão tem financiado, em Moçambique, além do projecto de construção de infra-estruturas sociais, outros projectos economicamente viáveis, por exemplo, o Corredor de Nacala, bolsas de estudos para níveis de mestrado e doutoramento, no âmbito do programa da Iniciativa Abe e capacitação de curta duração para quadros em diferentes especialidades.
No sector da energia, considerado vital e um dos pilares do Programa Quinquenal do Governo destacam-se os financiamentos aos projectos da Central Térmica de Ciclo Combinado de 110 MW em Temane, Central Termoeléctrica a Gás Natural de Ciclo Combinado da Cidade de Maputo, Reforço da Rede Eléctrica do Corredor de Nacala, Central Termoeléctrica a Carvão de 1200MW em Tete e a Assistência Técnica ao Plano Director da Electricidade de Moçambique. (RM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque