“A Escola é peça fundamental no processo de desenvolvimento numa sociedade”- PR




O Presidente da República, Filipe Nyusi, destaca a escola como peça fundamental no processo de desenvolvimento e preservação do espírito de paz e harmonia numa sociedade.

 Filipe Nyusi falava esta quarta-feira, no distrito da Moamba, província de Maputo, no lançamento de acções de capacitação para os gestores de Escolas Secundárias de todos o país.

O Chefe do Estado afirmou que o estabelecimento de ensino deve desempenhar o seu papel com zelo e servir para moldar os cidadãos para que cultivem a moral e o espírito de patriotismo.

Segundo Filipe Nyusi, a escola deve forjar a consciência do cidadão, em torno dos princípios gerais, como amor à pátria, cultura de paz, unidade nacional, democracia, tolerância, diálogo e solidariedade.

O Presidente da República explicou que Moçambique trabalha a todo o gás, visando melhorar cada vez mais a qualidade de ensino, uma melhoria que, segundo o Presidente Nyusi, parte da gestão da escola e o director deve, para isso, ser diferente.

“Você tem que ser espelho. Se não é, não vai funcionar. O ensino de qualidade depende, em grande medida, da qualidade da liderança e gestão da escola. Nem todo o gestor é líder, mas temos que fazer esforço para cultivarmos os valores de liderança, porque estamos perante pessoas. O director da escola está numa posição privilegiada porque modera relações entre todos os intervenientes da escola. Quando um director comporta-se mal, toda a gente vê e não tem valor.”- disse o Presidente da República.

O Presidente da República exigiu que os directores deixem claro que a escolaridade até nona classe está isenta do pagamento de matrículas, ao abrigo da recente revisão da lei do Sistema Nacional de Educação, e os professores devem trabalhar de forma acesa no combate à corrupção na educação.

Ao nível do país, a actual acção de capacitação vai beneficiar seiscentos sessenta e sete directores. (RM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque