Mais de 200 quilos de pescado apreendidos em Maputo


A Direcção Provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas de Maputo apreendeu cerca de 250 quilogramas de diverso tipo de pescado, cuja captura está proibida desde Janeiro, devido ao período de veda em vigor, anunciou em comunicado.
“Na operação foram apreendidos 198 quilogramas de camarão, 15 de camarão seco, 10 de caranguejo e 10 de peixe”, lê-se no comunicado.
Entre 1 de Dezembro e 17 de Fevereiro, as autoridades do sector das pescas visitaram 29 centros de pesca e inspeccionaram 1285 barcos e 1295 artes de pesca, tendo sido apreendidas e destruídas 39 artes ilegais de pesca, 25 estacas de mangais e passados 40 avisos de multas, correspondentes a 800 mil meticais.
As operações foram desencadeadas por uma equipa multissectorial de fiscalização da direcção provincial e da Polícia Costeira, Lacustre e Fluvial do Ministério do Interior, através de 50 patrulhas marítimas e 50 terrestres.
A interdição da actividade pesqueira no país, que inclui a captura de camarão de superfície, isto é, de profundidade, até 15 metros, vigora desde 1 de Janeiro e será levantada a 1 de Abril próximo e a mesma visa permitir a reprodução de mariscos, através de “uma pesca responsável” .
Dados estatísticos indicam que Moçambique movimenta entre 70 e 100 milhões de euros anuais no sector das pescas. Grande parte do pescado moçambicano tem como destino os mercados da União Europeia, especialmente Portugal e Espanha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque