Nyusi quer gestores escolares comprometidos com causa nacional



Os gestores escolares devem se sentir comprometidos com os interesses e planos rumo ao desenvolvimento do país, de acordo com o Presidente da República, Filipe Nyusi, falando  na manhã de hoje na cerimónia de abertura do Seminário de Capacitação dos Directores das Escolas Secundárias, que decorre até sexta-feira no Centro dos Estudos da Autoridade Tributária, distrito de Moamba, na província de Maputo.
Nyusi aconselhou aos 274 directores, provenientes das províncias do sul do país, nomeadamente, Inhambane, Gaza, Maputo e cidade de Maputo, a ser activos, vigilantes, pacientes e tolerantes para que tenham sucesso na gestão, frisando que o director da escola deve ser espelho ou modelo perante os alunos, professores e a comunidade.
O Presidente da República referiu, igualmente, que os gestores escolares devem garantir a melhoria da qualidade da educação e, para o efeito, há necessidade de redobrar esforços por parte dos directores, com vista a obter o sucesso almejado.
Explicando que a educação é um sector essencial e sensível para o desenvolvimento do país, a todos os níveis, Nyusi advertiu à equipa em capacitação a deixar o “orgulho de pobreza”, que, segundo disse, consiste em sofrer complexos de superioridade, em função do cargo que exerce, portanto, negar aprender ou negar adquirir o conhecimento dos colegas, alegadamente por serem subordinados.
“O director da escola é o elo de ligação e gestor das relações aluno/professor, professor/comunidade e da relação professores, alunos e as infra-estruturas e mobiliário escolar”, salientou.
Esta capacitação, que vai decorrer em todo o país, prevê abranger perto de 700 gestores escolares e visa reforçar as competências dos directores de escolas em matérias de gestão e liderança para a melhoria da prestação de serviços de qualidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque