PR no Seminário de Capacitação dos Directores das Escolas Secundárias



O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu ontem a cerimónia de abertura do Seminário de Capacitação dos Directores das Escolas Secundárias, que decorre até sexta-feira no Centro dos Estudos da Autoridade Tributária, no distrito de Moamba, província de Maputo.

Esta capacitação, que vai decorrer em todo o país, prevê abranger perto de 700 gestores escolares e visa reforçar as competências dos directores de escolas em matérias de gestão e liderança para a melhoria da prestação de serviços de qualidade.

Na ocasião, o Chefe do Estado referiu que os gestores escolares devem garantir a melhoria da qualidade da educação e, para o efeito, há necessidade de redobrar esforços por parte destes, com vista a obter o sucesso almejado.

“O director da escola é o elo e gestor das relações aluno-professor, professor-comunidade e da relação professores, alunos e as infra-estruturas e mobiliário escolares”, salientou o estadista.

Para o Presidente Nyusi, os gestores escolares devem se sentir comprometidos com os interesses e planos rumo ao desenvolvimento do país, e devem ser activos, vigilantes, pacientes e tolerantes para que tenham sucesso na gestão, frisando que o director da escola deve ser espelho ou modelo perante os alunos, professores e a comunidade.

“Você tem que ser espelho. Se não é, não vai funcionar. O ensino de qualidade depende, em grande medida, da qualidade da liderança e gestão da escola. Nem todo o gestor é líder, mas temos que fazer esforço para cultivarmos os valores de liderança, porque estamos perante pessoas. O director da escola está numa posição privilegiada porque modera relações entre todos os intervenientes da escola. Quando um director comporta-se mal, toda a gente vê e ele perde valor.”- disse o Presidente da República.

Segundo o Chefe do Estado, a escola deve forjar a consciência do cidadão, em torno dos princípios gerais, como amor à pátria, cultura de paz, unidade nacional, democracia, tolerância, diálogo e solidariedade.

O Presidente da República exigiu que os directores deixem claro que a escolaridade até nona classe está isenta do pagamento de matrículas, ao abrigo da recente revisão da lei do Sistema Nacional de Educação, e os professores devem trabalhar de forma acesa no combate à corrupção na educação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque