Província de Maputo eleva consultas pré-natais


A Província de Maputo registou um aumento de consultas pré-natais de 60 mil e 188 para 66 mil 958 mulheres grávidas, de 2018 para 2019, correspondendo a um crescimento de 66 porcento. Os dados foram anunciados durante a primeira reunião provincial de Serviço Materno Infantil, que decorre no distrito de Marracuene, juntando especialistas do sector a nível provincial.
O crescimento resultou de múltiplas actividades realizadas pelo sector da saúde nos oito distritos da província de Maputo, com enfoque a divulgação dos serviços de planeamento familiar e suas vantagens, abertura de novas maternidades, formação de enfermeiras, entre outras.
As consultas pré-natais antes de 12 semanas de gravidez cresceram de 4 mil e 442 para 8 mil 198.
Todavia, a cobertura de partos nas unidades sanitárias praticamente foi estacionária comparando os dois anos, tendo se situado em 50 porcento, correspondente a 45 mil e 233 partos institucionais.
Por isso, a Direcção Provincial de Saúde de Maputo está a discutir as fragilidades do programa de Planeamento Familiar tendo em vista elevar ainda mais as coberturas actuais. Um dos desafios destacados pelos profissionais do sector é a elevação contínua da qualidade dos serviços prestados nas maternidades. Foi neste contexto que mais dez maternidades foram acreditadas ano passado em cuidados obstétricos de emergência básicos (sete) e completos (três). Também foram acreditadas cinco maternidades em Atendimento Integrado às Doenças de Infância.
Ano passado, o programa do Serviço Materno Infantil foi beneficiado pela abertura de seis novas maternidades; entrada em funcionamento de duas casas de espera para mulheres grávidas; formação de 25 enfermeiras de SMI em Iniciativa Maternidade Modelo; formação de 29 provedores em cuidados pós-aborto; formação de 79 provedores em matérias de Acreditação em Atendimento Integrado às Doenças de Infância; formação de 15 parteiras tradicionais no distrito de Matutuine.
Notar que o encontro, que termina esta sexta-feira, também vai analisar casos de mortalidade materna ocorridos na província de Maputo para tirar ilações de modo a evitar situações futuras.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque