Moçambique tem a terceira pontuação mais elevada em termos de transparência, na região



Moçambique sobe  um ponto no indicador global de transparência orçamental, ao atingir uma pontuação de 42 em 100 possíveis. Contudo, o Centro de Integridade Pública diz que a disponibilidade de informação sobre o orçamento é insuficiente.

Um total de 109 indicadores, oito documentos orçamentais analisados e uma pontuação máxima de 100 para cada um dos 177 países. A pesquisa sobre o orçamento aberto, produzida pela International Budget Partnership e divulgada esta quarta-feira, em Maputo, pelo Centro de Integridade Pública (CIP), mostra uma ligeira melhoria de Moçambique entre 2017 e 2019, no que toca a transparência.

O índice de participação pública na discussão do Orçamento do Estado subiu quatro pontos, ao passar de 7 em 2017, para 11 pontos em 2019. A subida mais notória verificou-se na fiscalização do orçamento, que atingiu uma pontuação de 50.

Comparativamente aos países da região, Moçambique tem a terceira pontuação mais elevada em termos de transparência, abaixo do Zimbabwe e África do Sul. Já no índice de participação, o país está entre os quatro piores.

Refira-se, que uma pontuação de 61 ou mais indica um país que publica material suficiente para sustentar um debate público.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene

Director Provincial do STAE confere posse aos técnicos de Magude

Governador de Maputo confere posse a nova Directora Provincial da Educação e Assessora Económica do Governador da Provincia