O Presidente da República, Filipe Nyusi, desloca-se esta quinta-feira à cidade de Chimoio, província de Manica, para um encontro de trabalho com o seu homólogo da República do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa . Durante o encontro, os estadistas de Moçambique e Zimbabwe passarão em revista a cooperação bilateral e da segurança da região, com enfoque para os dois países. Nesta deslocação, o Chefe do Estado moçambicano faz-se acompanhar pelo ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto, Quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.



O Presidente da República, Filipe Nyusi, prorrogou por trinta dias, com início a partir de 1 de Maio, o período do estado de emergência em vigor no país, no contexto da prevenção do Covid-19, o novo coronavírus.

Filipe Nyusi explicou que a prorrogação do estado de emergência se deve ao facto de se constatar que ainda existem pessoas que circulam, muitas vezes sem justa causa.

“Apesar do aumento do aumento dos casos de contaminação, há um relaxamento na postura dos nossos compatriotas em relação à prevenção e a contenção da propagação desta pandemia. Esta situação pode conduzir a curto e médio prazo a um aumento exponencial de casos, com consequências dramáticas para as famílias e para todo o país. Neste contexto, sensíveis com a situação real do país, ouvidos o Conselho de Estado e o Conselho Nacional de Defesa e Segurança e aconselhado pela Comissão Técnica e Científica criada para o efeito, decidi declarar a prorrogação do estado de emergência com início as 0:00 horas do dia 1 de Maio de 2020 e término as 23:59h do dia 30 de Maio de 2020. A prorrogação de declaração do estado de emergência foi ainda hoje por mim remetida à Assembleia da República para efeito de ratificação”, disse.

Na comunicação feita na noite desta quarta-feira, o Estadista Moçambicano anunciou o reforço das medidas de prevenção.

 “Nos últimos dias, constatamos que o número de pessoas que sai das suas casas à busca de serviços não essenciais cresceu, colocando em risco as próprias pessoas e outros cidadãos. Registamos igualmente que muitos estudantes, que deviam estar nas suas casas, continuam a movimentar-se sem propósito específico e inadiável. Quero por isso, apelar aos pais e encarregados de educação para liderarem pelo exemplo, ficando em casa, a não ser que tenham razões imperiosas para se fazerem à rua” , frisou o Presidente da República, Filipe Nyusi.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque