Centro de saúde vai aliviar pressão sobre hospitais da Matola


O Governador da província de Maputo, Júlio Parruque, dirigiu na passada terça-feira, 25 de agosto, a cerimónia de lançamento da primeira pedra de construção do Centro de Saúde do Bairro Santos, na cidade da Matola.
Trata-se de uma infra-estrutura que irá aliviar a pressão na procura dos serviços de saúde nas unidades sanitárias existentes no distrito da Matola.
A obra é orçada em 51 milhões de meticais, financiados pelo Governo norte-americano, através do PEPFAR, e tem a duração de quatro meses.
Na sua intervenção, Julio Parruque afirmou, entre outros, que o Bairro da Matola Santos dá uma imagem dos desafios que a cidade da Matola enfrenta, um dos quais relacionado com a densidade populacional.
Disse que a população do Bairro da Matola Santos deixará de percorrer longas distâncias para encontrar uma unidade hospitalar, com a construção do Centro de Saúde.
Uma das características da Matola Santos apontadas pelo governante é, para além da densidade populacional elevada, a abundância de casos de cólera, devido a problemas de saneamento, sobretudo em época chuvosa, bem como de casos de HIV/SIDA.
No quinquénio 2024, o Governo provincial vai se empenhar na construção na construção de pelo menos três unidades sanitárias na Matola.
Parruque apelou à população para que seja vigilante contra eventual roubo de material de construção. O Centro de Saúde do Bairro da Matola Santos vai beneficiar cerca de 51 mil pessoas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque