Júlio Parruque afirma que Matutuíne deve liderar na produção de arroz em Maputo


O Distrito de Matutuíne deve liderar a produção de arroz na província de Maputo, no âmbito da complementaridade económica, de modo que a província de Maputo cumpra a orientação Presidencial de aumento da produção e produtividade.
A afirmação foi feita no dia 28 de agosto, pelo Governador da Província de Maputo, Júlio José Parruque, no acto deu entrega das obras do Regadio de Macassane, na localidade de Tinonghanine, distrito de Matutuíne.
As infra-estruturas custaram pouco mais de 30 milhōes de meticais, financiados pela Agência Andaluzia de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
Serão beneficiários do regadio 53 produtores de arroz e hortícolas, sendo 41 mulheres e 12 homens.
Nas actuais condições de rega os produtores passarão a produzir cerca de 6 toneladas, contra 3 toneladas que eram colhidas antes da reabilitação.
Com a entrada em funcionamento do regadio, estão criadas as condições para realizar dois ciclos de produção de arroz e hortícolas diversas, por campanha.
O governante frisou que a área irrigada disponível é de 218 hectares. Porém, neste momento estão a ser lavrados 40 hectares.
Dirigindo-se aos membros da associação, o governante apelou para a valorização do investimento realizado, seguindo as instruções dos extensionistas.
Júlio Parruque recomendou para que os campos sejam, exclusivamente, destinados à produção de comida, garantir que as contas de consumo de energia eléctrica sejam pagas de acordo com as taxas da Electricidade de Moçambique (EDM) reservadas à produção agrícola e manter-se vigilante contra roubos protagonizados pelos inimigos da nossa produção, os sabotadores.
Parruque recomendou ainda para que a associação se estruture melhor, para beneficiar de financiamentos, no âmbito do programa SUSTENTA.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque