JÚLIO PARRUQUE PARTILHA SUA VISÃO SOBRE GOVERNAÇÃO DESCENTRALIZADA NO ENCONTRO COM O CONSELHO MUNICIPAL DA MATOLA


O Governador da província de Maputo, Júlio Parruque, considera que o Município da Matola está no bom caminho no que diz respeito à prestação de serviços ao cidadão, no âmbito da governação descentralizada.

O governante fez esta observação no encontro que manteve na passada quinta-feira, com o Conselho Municipal da Cidade da Matola.

Os desafios que o Município enfrenta são próprios duma urbe com uma densidade populacional muito forte, o que torna a vida muito dinâmica e os cidadãos cada vez mais exigentes.

Como vocação e na sua qualidade de detentora do maior Parque Industrial do país, a cidade da Matola deve garantir emprego, sobretudo para os seus jovens, através da revitalização das unidades industriais adormecidas, como é a Vidreira e outras que, outrora, já foram uma referência e tiveram um grande impacto na economia e na vida das famílias.

O Município deve promover um bom ambiente de negócios, criar mais fontes de captação de receita e encontrar resposta à problemática das águas pluviais, por via de construção de drenagens.

Outra visão partilhada por Júlio Parruque é a necessidade de o Conselho Municipal continuar empenhado na resolução de conflitos de terra. Neste domínio, as autoridades municipais são chamadas a anteciparem-se aos problemas, privilegiar o diálogo e promover novos parcelamentos.

Na gestão de resíduos sólidos, nota-se um esforço enorme de controlar melhor os focos de lixo e, neste aspecto, o Governo Provincial apoia, firmemente, a ideia de viabilização do aterro de Matlemele

O Conselho Municipal deve, ainda, continuar a investir muito na manutenção das vias de acesso. Na Educação, a meta é fazer com que as mais de 700 turmas ao ar livre sejam cobertas de salas de aula.

Em tempo da Covid-19, já declarada uma calamidade pública, no desafio deixado pelo Governador é que tudo seja feito para que a Matola não falhe na prevênção da pandemia.

"O tempo da luta contra a Covid-19 na Matola depende de nós", disse Júlio Parruque.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Novo Administrador de Marracuene encorajado a estimular o crescimento do distrito em alusão

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene

Governador de Maputo confere posse a nova Directora Provincial da Educação e Assessora Económica do Governador da Provincia