JÚLIO PARRUQUE PARTILHA SUA VISÃO SOBRE GOVERNAÇÃO DESCENTRALIZADA NO ENCONTRO COM O CONSELHO MUNICIPAL DA MATOLA


O Governador da província de Maputo, Júlio Parruque, considera que o Município da Matola está no bom caminho no que diz respeito à prestação de serviços ao cidadão, no âmbito da governação descentralizada.

O governante fez esta observação no encontro que manteve na passada quinta-feira, com o Conselho Municipal da Cidade da Matola.

Os desafios que o Município enfrenta são próprios duma urbe com uma densidade populacional muito forte, o que torna a vida muito dinâmica e os cidadãos cada vez mais exigentes.

Como vocação e na sua qualidade de detentora do maior Parque Industrial do país, a cidade da Matola deve garantir emprego, sobretudo para os seus jovens, através da revitalização das unidades industriais adormecidas, como é a Vidreira e outras que, outrora, já foram uma referência e tiveram um grande impacto na economia e na vida das famílias.

O Município deve promover um bom ambiente de negócios, criar mais fontes de captação de receita e encontrar resposta à problemática das águas pluviais, por via de construção de drenagens.

Outra visão partilhada por Júlio Parruque é a necessidade de o Conselho Municipal continuar empenhado na resolução de conflitos de terra. Neste domínio, as autoridades municipais são chamadas a anteciparem-se aos problemas, privilegiar o diálogo e promover novos parcelamentos.

Na gestão de resíduos sólidos, nota-se um esforço enorme de controlar melhor os focos de lixo e, neste aspecto, o Governo Provincial apoia, firmemente, a ideia de viabilização do aterro de Matlemele

O Conselho Municipal deve, ainda, continuar a investir muito na manutenção das vias de acesso. Na Educação, a meta é fazer com que as mais de 700 turmas ao ar livre sejam cobertas de salas de aula.

Em tempo da Covid-19, já declarada uma calamidade pública, no desafio deixado pelo Governador é que tudo seja feito para que a Matola não falhe na prevênção da pandemia.

"O tempo da luta contra a Covid-19 na Matola depende de nós", disse Júlio Parruque.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque