Esposa do Governador de Maputo aconselha mulheres a evitar gravidezes indesejadas

 

A esposa do Governador da Província de Maputo, Naidy Parruque, dirigiu ontem, terça-feira, 17 de Novembro, a celebração do Dia do Prematuro, este ano comemorado sob o lema "Juntos pelos Prematuros, Cuidando do Futuro".
As festividades tiveram lugar na vila-sede do Distrito de Marracuene e foram testemunhadas por diversas individualidades e personalidades.
Na sua intervenção por ocasião da efeméride, Naidy Parruque destacou que a prematuridade é um problema que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afecta cerca de 15 milhões de crianças, em todo o mundo.
Como causas de partos prematuros, Naidy Parruque referiu-se aos casos em que a mãe é uma adolescente, com o corpo ainda não preparado para gerar uma vida, curto intervalo entre nascimentos, doenças maternas graves ou problemas do próprio bebé e o consumo de álcool e tabaco.
Disse que na Província de Maputo, a prematuridade é a primeira causa de morte em recém-nascidos. Nos primeiros 9 meses de 2019, nasceram, prematuramente, na Província 428 bebés, dos quais 99, o correspondente a 23 por cento, perderam a vida.
Só no ano de 2020, 381 bebés nasceram prematuros, dos quais 137 morreram, devido a várias complicações associadas à prematuridade.
Segundo a esposa do Governador da Província de Maputo, a redução da taxa de prematuridade passa por todas as mulheres dirigirem-se às unidades sanitárias, para realizar e cumprir com as constas pré-natais, logo que souberem que estão grávidas.
"O nosso apelo é que todas as mulheres façam planeamento familiar, para evitar gravidezes indesejadas. Espacem as gravidezes por um período mínimo de 2 anos e se dirijam frequentemente às unidades sanitárias para realizar e cumprir com as consultas pré-natais", afirmou.
Inserido na comemoração da data, Naidy Parruque ofereceu um enxoval ao primeiro bebé que nasceu no Centro de Saúde de Marracuene.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque