Vitória Diogo lança movimento de revitalização das instituições de ensino técnico profissional

 

Teve lugar no dia 17 de Novembro, no Instituto Industrial e Comercial da Matola, o Lançamento do Movimento de Revitalização das Instituições de Ensino Técnico Profissional na Província de Maputo, evento organizado pelo Conselho de Representação do Estado através do Serviço Provincial de Assuntos Sociais. O mesmo foi orientado pela Secretária de Estado, Vitória Dias Diogo.
O evento enquadra-se na Reforma da Educação Profissional em curso no país e contou com a presença de Administradores Distritais, Gestores das Instituições de Ensino Técnico Profissional, Representantes de Parceiros Económicos, Empresários e Líderes Religiosos.
O evento teve duas partes. Na primeira foram abordados temas de interesse pelos painelistas, nomeadamente "Reforma da Educação Profissional"; "Parceria IETP - Empresa, Caso do IICAEG - Mozal", "Ética e Conduta. Combate a Corrupção" e "Sustentabilidade das IETPs".
Terminada a I Parte, a Secretária de Estado procedeu a inauguração da Expo-feira dos Serviços e Produtos dos Institutos de Ensino Técnico Profissional, Inovadores e Parceiros, a mesma foi acompanhada pela actuação da Associação Cultural Mono, através da exibição de alguns números de dança tradicionais.
Durante o evento, foram lançados o Vídeo Promocional do movimento de revitalização, E-book das IETPs e galardoados os padrinhos das instituições através da atribuição de Diplomas de Honra.
O momento contou igualmente com actuação do conceituado Músico Roberto Chitsondzo_ cuja actuação foi aplaudida pelos participantes e mereceu o devido reconhecimento, tendo sido atribuído uma obra de arte pelo Conselho de Representação do Estado, na presença da Secretária de Estado.
No discurso de lançamento do MOREIETP-PM, Vitória Diogo fez referência ao potencial existente na Província de Maputo por albergar o Maior Parque Industrial do País, sendo por isso um terreno fértil para o envolvimento do sector empresarial na Educação Profissional através do estabelecimento de parcerias sustentáveis e que possibilitem ganhos mútuos.
Os empresários, através do Conselho Económico Provincial, assumiram o compromisso de financiar o desenvolvimento do ensino técnico profissional na província de Maputo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque