49 anos da Cidade da Matola

 

Matola celebra a cinco (5) de fevereiro, quarenta e nove anos da sua elevação à categoria de cidade. Para efeitos, o Edil da Matola Calisto Cossa, dirigiu ontem, 20 de Janeiro, a cerimónia oficial do lançamento das celebrações. Várias actividades irão marcar o momento festivo da Matola, cujo ponto inicial foi o memorando tripartido entre a Empresa Cervejas de Moçambique, Cooperativa de Educação Ambiental Repensar e o Conselho Municipal da Matola.
A partir de hoje, Matola passa a dispor de um Eco Centro onde serão recicladas todas as garrafas tanto plásticas assim como vidros, convista à sustentabilidade ambiental e aumento da capacidade de renda dos munícipes da quase cinquentenária Matola, ou seja, segundo Carlos Serra, mentor do projecto  EcoNsila, todas as garrafas de bebidas  descartadas  passam a ser vendidas na Machava. 
O memorando, inclui acções permanentes de educação ambiental, protecção e conservação de espaços públicos bem como a criação de um Parque Ecológico Municipal.
O Edil Calisto Cossa, disse na ocasião, que Matola está disponível para todo o tipo de projectos cujo objectivo é tornar a cidade sustentável, tendo dado a conhecer que neste momento preparar -se a réplica do projecto em toda autarquia.
Para além do memorando tripartido, acções de limpeza no Posto Administrativo da Machava, assim como distribuição do material de protecção contra COVID-19 e sensibilização, marcaram o início das celebrações do dia da Matola, dentro de um espírito de observância das medidas de prevenção.
Importa mencionar que Calisto Cossa deu a saber que o momento festivo da Cidade da Matola, vai decorrer dentro do espírito de afastamento para evitar a propagação da doença do momento, ou seja, não haverá festa. 
O espetáculo previsto para dia cinco, será transmitido nas plataformas digitais e pela Televisão de Moçambique.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque