49 anos da Cidade da Matola

 

Matola celebra a cinco (5) de fevereiro, quarenta e nove anos da sua elevação à categoria de cidade. Para efeitos, o Edil da Matola Calisto Cossa, dirigiu ontem, 20 de Janeiro, a cerimónia oficial do lançamento das celebrações. Várias actividades irão marcar o momento festivo da Matola, cujo ponto inicial foi o memorando tripartido entre a Empresa Cervejas de Moçambique, Cooperativa de Educação Ambiental Repensar e o Conselho Municipal da Matola.
A partir de hoje, Matola passa a dispor de um Eco Centro onde serão recicladas todas as garrafas tanto plásticas assim como vidros, convista à sustentabilidade ambiental e aumento da capacidade de renda dos munícipes da quase cinquentenária Matola, ou seja, segundo Carlos Serra, mentor do projecto  EcoNsila, todas as garrafas de bebidas  descartadas  passam a ser vendidas na Machava. 
O memorando, inclui acções permanentes de educação ambiental, protecção e conservação de espaços públicos bem como a criação de um Parque Ecológico Municipal.
O Edil Calisto Cossa, disse na ocasião, que Matola está disponível para todo o tipo de projectos cujo objectivo é tornar a cidade sustentável, tendo dado a conhecer que neste momento preparar -se a réplica do projecto em toda autarquia.
Para além do memorando tripartido, acções de limpeza no Posto Administrativo da Machava, assim como distribuição do material de protecção contra COVID-19 e sensibilização, marcaram o início das celebrações do dia da Matola, dentro de um espírito de observância das medidas de prevenção.
Importa mencionar que Calisto Cossa deu a saber que o momento festivo da Cidade da Matola, vai decorrer dentro do espírito de afastamento para evitar a propagação da doença do momento, ou seja, não haverá festa. 
O espetáculo previsto para dia cinco, será transmitido nas plataformas digitais e pela Televisão de Moçambique.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Director Provincial do STAE confere posse aos técnicos de Magude

Bairro Ndixe conta com mais um furo

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene