Domingas Marrumbe lamenta cenário de abandone de crianças na Cidade da Matola

 

O INFANTÁRIO da Matola, na província de Maputo, está com a capacidade de acolhimento esgotada, devido ao aumento do número de crianças abandonadasque são encaminhadas a este lar.
Tutelado pelo Ministério do Género, Criança e Acção Social, o infantário tem a capacidade para 50 crianças, sendo que no momento acolhe 70 menores de idade não reclamadas pelos progenitores.
Domingas Marrumbe, directora do infantário, disse que, das crianças acolhidas, dez deram entrada no final do ano passado e, mesmo com a divulgação da identidade dos pais, ninguém apareceu a reclamá-las, facto que leva a concluir que se tratar de abandono. "Algumas são desta província e conhecem os nomes dos familiares", referiu.
Indicou que a maioria das crianças tem doenças que requerem cuidados especiais, tendo sido abandonadas no portão dainstituição por pessoas desconhecidas.
Marrumbe revelou que o número de crianças abandonadas tende a crescer na província de Maputode há algum tempo para cá.
"No passado a situação não era tão crítica assim.Os números aumentaram significativamente", lamentou.
Apesar de muitas crianças terem sido deixadas por rejeição, no ano passado 51 crianças beneficiaram de integração familiar, depois de uma investigação que culminou com a identificação dosprogenitores.
Marrumbe acrescentou que o Infantário da Matola aloja criançascom idades avançadas, o que dificulta a assistência, uma vez que os funcionários da instituição foram treinados para atender menores doze anos.
"Há anos que algumas crianças vivem neste lugar, e porque ninguém da família aparece para resgatar, elas crescem e ultrapassam a idaderecomendável", explicou. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque