INS lança XVII Jornadas Nacionais de Saúde com o olhar na Segurança Sanitária

 

Sob o lema “Promovendo a Segurança Sanitária e o Desenvolvimento Sustentável através da Investigação Científica e Transdisciplinar”, a cidade Maputo acolhe de 8 a 10 de Setembropróximoas XVII Jornadas Nacionais de Saúde. 
O lançamento oficial do evento organizado pelo Instituto Nacional de Saúde (INS) e que visa partilhar as pesquisas realizadas no sector, nos últimos três anos, teve lugar ontem, no distrito de Marracuene, província de Maputo.
Falando no acto, o director-geral adjunto do INS, Eduardo Samo Gudo, afirmou que a expectativa é que os trabalhos a serem apresentados nesta edição tragam abordagens que auxiliem a concepção de políticas e planos de acção do sector, baseados em evidências.
Samo Gudo realçou que a iniciativa acontece no âmbito da materialização de uma das principais atribuições e competências do INS, que é a promoção da divulgação de resultados da investigação científica no domínio da Saúde, em Moçambique.
 
IDENTIFICAR SOLUÇÕES 
Referiu que este ano as jornadas decorrerão num contexto em que o país, a região e o mundo enfrentam a maior pandemia do século XXI, adicionado ao facto de Moçambique estar a sofrer vários desastres naturais, aspectos que, segundo Samo Gudo, realçam a importância do investimento na componente de segurança sanitária, para a promoção e protecção da saúde das pessoas.
Segundo o director-geral adjunto do INS, as áreas temáticas a serem abordadas no encontro de Setembro, nomeadamente, epidemiologia e saúde pública, ciências clínicas e biomédicas, ciências sociais, comportamentais e ambientais, poderão gerar discussões que permitirão identificar soluções científicas e inovadoras para os problemas de saúde enfrentados no país.
Anotou que as XVII Jornadas de Saúde vão contar com a participação de investigadores nacionais e estrangeiros, estudantes, profissionais de Saúde, organizações da sociedade civil, parceiros de cooperação, entre outros.
Explicou que devido à pandemia de Covid-19 e da necessidade de se cumprir com as medidas de prevenção da doença, o evento será realizado nos formatos presencial e virtual.
Por sua vez, a directora nacional de pesquisa no INS, Sónia Enosse, fez saber que este ano será também atribuída a terceira edição do Prémio Jorge Barreto – Jovem Investigador em Saúde.
O galardão, instituído em 2015, tem, entre outros objectivos, prestigiar pesquisadores com contributo científico e intelectual notável na área da saúde e estimular a cultura científica no seio da juventude moçambicana.   
Para concorrer aeste prémio, os candidatos deverão submeter as suas propostas de 1 de Abril a 31 de Julho, próximos.
A directora do Comité científico, Edna Viegas, destacou como uma das inovações da presente edição, o facto de que a submissão de resumos para avaliação, de 1 de Fevereiro a 31 de Março, será feita através de uma plataforma virtual interactiva.
Viegas realçou, quanto a estrutura do evento, que este estará dividido em sessões plenárias e paralelas, simpósios e exposição de “posters”. Acrescentou que, à semelhança dos outros anos, serão também premiadas as três melhores apresentações orais e de “posters”.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque