Júlio Parruque defende maior controle no comportamento dos alunos

 

Os sectores da Educação e dos Transportes foram apontados ontem, segunda-feira, 18 de Janeiro, pelo Governador de Maputo, Júlio Parruque, como sendo dos mais críticos do ponto de vista de exposição à contaminação pela Covid-19, na Província de Maputo.
O governante fez uma exortação à população da Província, na qual fez uma radiografia da periclitante situação da pandemia planetária e apelou para o cumprimento escrupuloso e obrigatório das medidas anunciadas pelo Chefe do Estado, na sua comunicação feita à Nação no dia 13 de Janeiro corrente, especialmente quanto aos horários estabelecidos para o exercício da actividade comercial.
Na Educação, Júlio Parruque instou os gestores escolares a garantir rigor no comportamento dos alunos e manter as escolas abastecidas em produtos de desinfecção e água.
Nos transportes, instruiu para que as viaturas de transportes semi-colectivos de passageiros sejam higienizadas de forma regular, seja observada a lotação das viaturas e o uso permanente de máscaras. Disse que os transportadores não devem olhar somente para o lucro, mas igualmente para a função social da actividade, o que implica que todas as viaturas sejam colocadas nas estradas para assegurar a mobilidade da População.
O Governador afirmou que o transporte de passageiros está a melhorar, sublinhando, porém, que existe o desafio de fazer com que não seja foco de contaminação, porquanto a demanda é maior.
Face ao crescente aumento do número de casos positivos da Covid-19, Parruque disse, peremptoriamente, que a tolerância é zero, sendo que dentre as medidas para conter a propagação da doença, ficar em casa continua a ser o grande investimento.
Até agora, o pico de contaminação pela Covid-19 na Província de Maputo aconteceu no dia 14 de Janeiro corrente, com o registo de 274 casos num só dia. Actualmente, a Província conta com 1.333 pacientes activos, 4.817 recuperados e 12 óbitos, sendo 07 na Matola, 04 na Manhiça e 01 em Magude.
O primeiro caso de Covid-19 nesta parcela do País foi reportado a 14 de Abril de 2020, e até ao dia 18 de Janeiro corrente, foi testado um cumulativo de 28.593 pacientes, dos quais 5.825 tiveram resultado positivo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque