CNJ encoraja a participação de jovens no recenseamento militar

 

A Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Emília Chambal, defende maior envolvimento de jovens no processo de recenseamento militar, para o alcance da meta prevista. Chambal fez este pronunciamento no quadro da visita efectuada, ontem, 17 de Fevereiro, no Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização de Maputo, para medir o pulsar da participação dos jovens.
Na ocasião, Emília Chambal apurou que a meta de recenseamento militar, para o presente ano, naquele ponto do país, situa-se acima de 21.200 jovens. Deste universo, 59% são do sexo masculino e 41% do sexo feminino. No entanto, até ao momento, a Província de Maputo já recenseou 11.576 jovens, dos quais 57% são do sexo masculino e 43% do sexo feminino, o  que representa  acima 50% da  meta prevista, numa altura em que faltam poucos dias para o término do processo.
Diante desses dados, Chambal reconheceu a necessidade de reforço da mobilização. “Precisamos de sensibilizar mais jovens, para o alcance da meta prevista. Estamos aqui como CNJ para reforçar a campanha de recenseamento militar”, sublinhou.
Emília Chambal teve a oportunidade de visitar alguns postos de recenseamento militar, com destaque para Machava-Sede, local onde constatou que, desde o início do processo, já foram inscritos mais de 1.700 jovens, sendo mais de 50% do sexo feminino e abaixo de 48% do sexo masculino. Os bairros de Bunhiça e São Dâmaso lideram a lista de número de jovens inscritos.
Porém, os factores como a chuva que, nos últimos dias, tem vindo a cair, na Província de Maputo, e o actual contexto da pandemia influenciam na fraca adesão dos jovens, segundo dados constatados no terreno.
Refira-se que a vigésima quarta edição de recenseamento militar abrange cidadãos moçambicanos nascidos em 2003, bem como todos os que não se recensearam nos anos anteriores, desde que não tenham ultrapassado os 35 anos de idade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque