Dia da língua materna e ensino bilíngue

 

O Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, presidiu ontem, 21 de Fevereiro, na Escola Primária Mahubo-10, Distrito de Boane, a Cerimônia Comemorativa do Dia Internacional da Língua Materna, que visa na promoção, preservação e protecção de todas línguas mais faladas.
Na ocasião, o governante frisou que, na governação descentralizada a língua materna é um sinal de união e de identidade, na província de Maputo, por isso devemos investir no ensino bilingue, que é uma forma que nos garante saber falar e escrever.
Parruque apelou a população e aos presentes, para que não tenham vergonha da nossa língua, de modo que as crianças saibam ler e escrever e falar perfeitamente.
De referir que 33% das escolas públicas estão a implementar o ensino bilíngue na província de Maputo.
O governador de Maputo, agradeceu e saudou aos profissionais da educação, pelo seu empenho na formação das nossas crianças, pois, a província de Maputo não deve perder as suas qualidades, origem na língua ronga.
Júlio Parruque insta todos actores do ensino privado, particular da educação, para apostar no idioma Moçambicano, saber ensinar a língua da nossa terra Maputo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque