Primeiro Tribunal Móvel na Província de Maputo

 

A província de Maputo acolheu no dia 20 de Fevereiro, a cerimónia de entrega do 1° tribunal móvel na história de Moçambique. O referido tribunal foi entregue ao Tribunal Supremo pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, numa cerimónia que teve lugar nas instalações do Conselho Municipal da Cidade da Matola.
A cerimónia contou com a presença do Venerando Presidente do Tribunal Supremo, da Ministra da Justiça Assuntos Constitucionais e Religiosos, do Vice-Procurador Geral da República, da Secretária do Estado na Província de Maputo, Vitória Diogo, da Representante Residente do PNUD entre outros convidados e parceiros.
Falando na cerimónia da entrega do primeiro Tribunal Móvel do país, Vitória Diogo, disse que a entrega deste tribunal é uma resposta inovadora à demanda da população por uma justiça cada vez mais próxima do cidadão. Sublinhou que a entrega do tribunal se afigura como uma grande conquista para a população, sobretudo aos cidadãos carenciados, os quais viam-se obrigados a percorrerem longas distâncias para acederem ao tribunal.
Realçou, igualmente, que com a entrega do tribunal móvel na sua área de jurisdição, vão-se registar melhorias no funcionamento dos órgãos de administração da justiça, assim como o reforço, não só do acesso à justiça, bem como a promoção e protecção dos Direitos Humanos.
Vitória Diogo espera, por isso, que com a entrada em funcionamento do tribunal, haja celeridade processual, redução de casos pendentes, bem assim o apoio à realização da justiça itinerante.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque