Governador de Maputo recomenda plantio de árvores na província

 

O Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, que ontem, Domingo, 21 de Março, dirigiu na Localidade de Changalane, Distrito de Namaacha, a cerimónia comemorativa do Dia Mundial das Florestas, recomendou as comunidades a plantarem árvores em tempo de Covid-19 para que as futuras gerações se recordem de um feito histórico realizado num momento de crise.
O governante indicou que ao se comemorar o dia 21 de Março, pretende-se chamar a atenção à opinião pública, em geral, e aos líderes comunitários em particular para a importância inequívoca das florestas como fonte de riqueza, e assegurar que a sua gestão se faça de modo sustentável para as gerações presente e vindouras.
Parruque disse que na Província de Maputo verifica-se uma grande devastação dos recursos florestais causada pelas queimadas descontroladas, agricultura itinerante, crescente urbanização, entre outros factores associados ao facto de abastecer o Grande Maputo, onde se destacam as cidades de Maputo e Matola, que são os grandes consumidores de combustíveis lenhosos.
No âmbito da Governação Descentralizada e como testemunho da permanente preocupação do Conselho Executivo com a preservação do meio ambiente, foram produzidas 173.620 plantas de diversas espécies nativas, exóticas e fruteiras e o reflorestamento de 139.68 hectares.
Este ano, a Direcção Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente planificou reflorestar uma área de 300 hectares. No quinquénio 2020-2024, prevê-se uma produção de 2.365.000 mudas e reflorestar 1.500 hectares.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque