Governador de Maputo renova compromisso com as artes e cultura

 

O Governador de Maputo, Júlio Parruque, renovou no Domingo, 21 de Março, o compromisso do Executivo que dirige com as artes e cultura na Província.
Parruque reafirmou este compromisso nas comemorações do Dia Mundial da Poesia a nível da Província de Maputo, num acto que teve lugar na Casa Museu Luís Cezerilo, no Bairro da Liberdade, Cidade da Matola.
O governante garantiu que na Província de Maputo, a cultura, em particular a poesia "não vai morrer", porque diz respeito à alma, ao espírito. Acrescentou que a poesia é acção e através dela denunciam-se problemas e mobiliza-se a População para o seu engajamento a uma determinada causa.
"A poesia ainda tem uma missão muito grande. A revolução continua", disse, destacando que, na Governação Descentralizada, o Executivo da Província de Maputo quer contar muito com a contribuição dos fazedores das artes e cultura, em especial dos Homens ligados ao mundo das letras.
Indicou que com o início das aulas esta segunda-feira, a Casa Museu Luís Cezerilo será muito relevante para que os alunos participem também no processo de ensino e aprendizagem, através do contacto com as obras nele expostas.
Num gesto de contribuição na promoção do gosto pela leitura e produção literária, sobretudo no seio da camada jovem, Luís Cezerilo, Patrono do Museu, ofereceu, através do Governador Júlio Parruque, 78 obras literárias à Biblioteca Provincial.
O Dia Mundial da Poesia foi comemorado num ambiente de restrições, em cumprimento do Decreto nr. 7/2021, de 5 de Março. Porém, alguns fazedores das artes e cultura participantes da cerimónia emprestaram à ocasião um verdadeiro momento de alegria e lazer, através da música e recitação de poemas de alguns dos pioneiros da literatura moçambicana e da nova geração de escritores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque