Governo de Maputo e ISArC assinam memorando de entendimento

 

O Conselho Executivo Provincial de Maputo (CEPM) e o Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) assinaram ontem, sexta-feira, 26 de Março, um Memorando de Entendimento (MdE), cujo objectivo fundamental é capitalizar, dinamizar e requalificar a gestão das artes e cultura para o seu aproveitamento turístico, construção e consolidação da identidade local e geração de renda.
Entre outros, a parceria entre as duas entidades visa, especificamente, partilha de informação para o mapeamento sistemático das potencialidades das artes e da cultura da Província; colaboração para a definição de uma marca e identidade da Província assente nos valores e símbolos locais e colaboração na organização e produção de eventos da área cultural e artística que tenham lugar na Província de Maputo.
O Memorando foi rubricado pela Directora do Gabinete do Governador da Província de Maputo Kátia Come, e pelo Director-Geral do Instituto Superior das Artes e Cultura, Filimone Manuel Meigos.
Numa intervenção feita na ocasião, o Governador Júlio Parruque destacou, entre outros, que a Província possui uma longa tradição de produção de artigos de artesanato, os quais se caracterizam por ser maioritariamente utilitários, embora se verifique a sua crescente orientação para um artesanato de decoração, principalmente nas partes mais urbanizadas.
Referiu-se aos festivais temáticos que têm lugar anualmente na Província e as danças tradicionais locais, indicando que estas potencialidades culturais, artísticas e criativas são um elemento de mobilização da movimentação turística dentro da Província.
Observou, porém, que a falta de harmonização e de consolidação das iniciativas existentes faz com que não se saiba ao certo o que há e como é que pode ser estrategicamente melhor aproveitado para o desenvolvimento da Província de Maputo, ao nível simbólico e identitário, bem como ao nível económico.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque