Júlio Parruque abre ano lectivo

 

O Governador da Província de Maputo, Júlio José Parruque, dirigiu ontem, sexta-feira, 19 de Março, na Localidade da Ponta de Ouro, Distrito de Matutuíne, a cerimónia solene de abertura do Ano Lectivo de 2021, sob o slogan Escola Segura - Aluno Seguro.
A cerimónia teve lugar na Escola Primária Completa da Ponta de Ouro e contou com a presença do Secretário Permanente do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Abel Assis, da Directora Provincial da Educação, Deolinda Cossa, do Director Provincial da Cultura e Turismo, Ludgero Gemo, do Administrador de Matutuíne, Artur Muandula, membros do Governo distrital, representantes dos parceiros, gestores escolares a nível da Província, alunos e pais e encarregados de educação.
Na sua intervenção, o governante revelou que, no global, a Província de Maputo vai movimentar no presente Ano Lectivo 661.084 alunos de todos os níveis e áreas de ensino geral, contra 634.426 de 2020, representando um crescimento de 4.2 por cento.
Estes efectivos escolares serão assistidos por 10.753 professores, contra 10.321 do ano passado. Para este ano, a Província vai contratar 432 professores, representando um crescimento de 8.2 por cento.
Só na 1a Classe, o Governador de Maputo indicou que a meta é atingir 53.321 crianças, concorrendo para o cumprimento do desiderato de que nenhuma criança em idade escolar na Província de Maputo deve ficar fora.
O Governador de Maputo exortou aos pais e encarregados de educação para que participem do processo de ensino e aprendizagem dos seus filhos e tenham presente que estar em casa por conta da Covid-19 não significa estar de férias.
A abertura do Ano Lectivo de 2021 foi igualmente assinalada com a réplica do lançamento do Plano de Acção para Aceleração da Alfabetização de Jovens e Adultos na Província de Maputo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque