Governador de Maputo desafia os professores a serem protagonistas no “novo 8 de Março”

 

O Governador de Maputo, Júlio Parruque, disse ontem, segunda-feira, 26 de Abril, que os professores da Província têm a oportunidade de serem os protagonistas do novo 8 de Março, com a retoma das aulas presenciais a 22 de Março último, depois de um interregno de cerca de 6 meses.
Parruque afirmou que o professor continua a desempenhar um papel fundamental, na promoção e construção duma cultura de prevenção da Covid-19 cada vez mais espontânea e responsável.
O Governador da Província de Maputo falava num encontro virtual com os Administradores Distritais, destinado a fazer o balanço do 1° mês da retoma das aulas presenciais e o processo de recrutamento do pessoal de apoio e auxiliar.
Para além de recomendar os Administradores Distritais investimentos e o sector da Educação na Província a investirem na organização, sensibilização e motivação dos professores, bem como na prevenção contra a Covid-19, Júlio Parruque disse haver a necessidade de, em simultâneo, investir-se na qualidade de ensino.
Sobre a contratação de pessoal de apoio e auxiliar, um processo interrompido há cerca de 5 anos, o governante disse tratar-se duma decisão do Chefe do Estado, uma necessidade premente que exige muito sacrifício.
A meta de contratação atribuída para a Província de Maputo é de 113 vagas, o correspondente a 10 por cento das suas necessidades.
O impacto orçamental das 113 vagas é de mais de 6 milhões de meticais. Júlio Parruque entende que se trata dum investimento expressivo, cuja utilização deve priorizar escolas que mais precisam, através de um processo inclusivo e transparente.
Segundo afirmou, este investimento deverá evitar que sejam feitas mais contribuições dos pais no ensino gratuito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Director Provincial do STAE confere posse aos técnicos de Magude

Bairro Ndixe conta com mais um furo

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene