Governo de Maputo apoia população vulnerável

 

O Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, cumpriu no dia 27 de Abril, a promessa feita em Fevereiro último às comunidades afectadas pelas inundações no Distrito de Matutuíne, com a entrega de quantidades diversas de produtos alimentares e sementes a 60 famílias nos povoados de Machia, Localidade de Salamanga, e Zicale, em Catuane.
Os kits alimentares são constituídos por 20 Kg de arroz, 5 Kg de açúcar, 5 Kg de feijão e 5 litros de óleo, doados pela fundação Tzu Chi Mozambique, um parceiro do Governo.
Na interacção com os beneficiários, Parruque disse que as chuvas torrenciais que se abateram sobre a Província de Maputo em Fevereiro último deixaram um misto de alegria e tristeza.
Alegria, porque reavivaram os solos e permitiram o encaixe de água nas barragens dos Pequenos Libombos e Corumana. Tristeza, porque provocaram destruição de culturas, estradas, entre outros, sendo que ao nível do Distrito de Matutuíne, os Postos Administrativos de Bela-Vista e Catuane é que foram muito afectadas.
No Distrito de Matutuíne, as chuvas causaram a perda de 4.402 hectares de culturas diversas e afectaram 4.385 produtores.
Júlio Parruque destacou que com a entrega dos kits alimentares e sementes, pretende-se que os camponeses tenham esperança na produção e força para trabalhar.
Apelou às comunidades para que continuem a invistir na prevenção contra o novo coronavirus, de modo que a transição para o novo normal se processe com gradualismo e cautela e não se recue nos ganhos até agora conseguidos.
Sobre a reabertura das igrejas e outros locais de culto, uma decisão anunciada pelo Presidente da República na sua comunicação de Domingo, 25/04/21, o governante disse que as comunidades devem rezar com responsabilidade.
Relativamente ao recolher obrigatório, Júlio Parruque explicou que na Província de Maputo foi alargado à Vila da Manhiça, devendo, porém, ser cumprido de forma voluntária nos restantes distritos ainda não abrangidos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque