Igualdade de género é uma questão de direitos humanos

 

A igualdade de género, um assunto transversal, é uma questão de direitos humanos e não um problema das mulheres. Esta tese foi defendida ontem, sexta-feira, 23 de Abril, na Cidade da Matola, pela Directora do Gabinete do Governador da Província de Maputo, Kátia Come, no seminário de capacitação dos pontos focais de género e planificadores em matéria de Planificação e Orçamentação na Óptica de Género da Província de Maputo.
O evento foi promovido pela Direcção Provincial do Gênero, Criança e Acção Social. Segundo Kátia Come, a igualdade de género é um desafio que diz respeito à sociedade moçambicana como um todo.
Referiu que a igualdade de oportunidades e de tratamento entre funcionárias e funcionários só poderá ser atingida se constituir uma prioridade de todos, em todas as áreas e em todas esferas de actividade.
A Directora do Gabinete do Governador da Província de Maputo anotou que o País registou avanços substanciais, no que se refere à participação de mulheres em espaços de tomada de decisão.
Este avanço, disse, deve-se a uma combinação de factores, desde o aumento do acesso à educação e alfabetização por parte das mulheres e da consciência sobre a importância da sua participação em todas as esferas.
A título de exemplo, Kátia Come indicou que na Província de Maputo existem 257 funcionários, assumindo cargos de chefia e de tomada de decisão, dos quais 99 são mulheres. Esta cifra mostra que ainda há um desafio, para se atingir a meta de 50/50.
A capacitação dos pontos focais de género e planificadores provinciais em Planificação e Orçamentação na Óptica de Género, foi concebida para dar resposta ao processo de integração da abordagem de género nas políticas, programas, planos e estratégias nos diferentes sectores.
A Província de Maputo conta com um grupo técnico para o avanço da mulher, constituído por 28 pontos focais, sendo 23 mulheres e 5 homens provenientes das instituições públicas e da sociedade civil.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque