Inaugurado tanque carracicida em Catuane

 

O maior tanque carracicida a nível do Posto Administrativo de Catuane, no Distrito de Matutuíne, entregue ontem, terça-feira, 27 de Abril, pelo Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, após reabilitação, vai beneficiar a 112 criadores com um efectivo de 3.190 bovinos de 5 povoados locais.
Trata-se duma infra-estrutura pecuária, cuja reabilitação foi financiada pelo Governo Provincial, que irá contribuir muito para a sanidade animal, bem como melhorar a produção, uma vez que as doenças que atacam os bovinos são transmitidas por carraças, devido à falta de banhos.
O tanque hoje entregue por Júlio Parruque possui uma capacidade de 22 mil litros. Com esta infra-estrutura, eleva-se para 145 tanques carracicidas a funcionar em pleno na Província de Maputo.
Falando na ocasião, Parruque disse que com a aposta de reabilitação dos tanques carracicidas, pretende-se garantir o aumento da produção de carnes vermelhas na Província, que foi desafiada pelo Chefe do Estado a ser o maior talho do País.
A reabilitação da infra-estrutura custou aos cofres do Executivo da Província de Maputo um milhão e 200 mil meticais. O governante apelou, na circunstância, aos criadores de Catuane a dar banho aos seus animais pelo menos uma vez por semana, bem como vaciná-os, na campanha em curso.
Desafiou os criadores a fazerem uma reflexão ou a desvendarem o mistério que está por detrás da condição de pobres de muitos deles, enquanto possuem gado como riqueza.
O tanque carracicida estará sob gestão comunitária. Os beneficiários deverão contribuir com um valor de 10 Meticais por animal por ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque