Escola Secundária da Matola apetrechada com equipamento informático

 

A Escola Secundária da Matola, na província de Maputo, beneficiou no dia 21 de Maio, de equipamentos de multimédia e de comunicação sem fio (wireless) a ser usado por professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem.
Trata-se de 118 pontos de acesso à rede sem fio, oito inter-contectores, protecção contra intrusão, quatro armários com UPS's, uma tela interactiva inteligente de vídeo- conferência, doados pela Huawei Technologies Mozambique, no âmbito do projecto piloto Smart School.
A cerimónia de recepção do donativo foi dirigida pela ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua.
Na ocasião, Namashulua, enalteceu o gesto e afirmou que o material irá beneficiar cerca de 9.349 alunos, dos quais 5.173 são raparigas.
Acrescentou que o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) tem vindo a apostar no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sobretudo no acesso ao conhecimento e na gestão integrada do sistema educativo, como resposta aos desafios que o pelouro enfrenta na actualidade.
A ministra garantiu que o Governo está a investir na melhoria das condições de aprendizagem, através da formação de professores à altura das exigências actuais impostas pela pandemia da Covid-19.
Avançou que as TCS's devem ser usadas de forma criativa pelos professores e alunos para partilhar experiências pedagógicas, devendo trazer dinâmica na escola de forma a valorizar o esforço do Governo e parceiros.
“Gostaríamos de exortar a toda comunidade escolar, particularmente os alunos, para que façam o bom uso das ferramentas disponibilizadas, garantindo a sua manutenção e conservação, para que mais estudantes e professores beneficiem deste nobre investimento”
Por sua vez, Wukui, director da Huawei em Moçambique, referiu que a iniciativa enquadra-se na responsabilidade social da entidade.
“Esperamos que a entrega destes equipamentos contribua na aceleração, inovação e desenvolvimento do projecto Piloto Smart School, para a sua rápida implementação nesta escola, por sinal o primeiro estabelecimento de ensino a beneficiar desta iniciativa ao nível da província de Maputo”, sublinhou.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque