Filipe Nyusi garante mais energia eléctrica e diversificação da matriz nacional

 

O Presidente da FRELIMO, Filipe Nyusi, afirmou no último sábado, 22 de Maio, na Matola, província de Maputo, que o Governo identificou um conjunto de projectos prioritários para garantir o aumento da disponibilidade de energia eléctrica e a diversificação da matriz energética nacional.
“O Executivo quer garantir o fornecimento de energia fiável e de qualidade ao menor custo e reforçar o papel de Moçambique como pólo energético na região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC)”, assegurou Nyusi na abertura da IV sessão ordinária do Comité Central da FRELIMO.
O Presidente da FRELIMO, Filipe Nyusi,  afirmou que o Governo vai promover, até 2024, investimentos públicos e privados em novas infra-estruturas de produção de energia eléctrica que assegurem mais de 600 megawatts na capacidade nacional instalada, com uma contribuição crescente das energias renováveis.
Filipe Nyusi fez saber também que a iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Hospital” é uma realidade, tendo já arrancado as obras de construção de hospitais distritais da Ponta de Ouro, no Distrito de Matutuíne, província de Maputo, Massinga, em Inhambane, e Mopeia, na Zambézia.
“Foram concluídos os hospitais distritais de Jangamo, Gilé e a requalificação do hospital distrital de Cuamba e ainda este ano, serão concluídas as obras de construção dos hospitais distritais de Macia e Machaze, dos hospitais gerais da Beira e de Nampula e do hospital provincial de Lichinga”, disse.
Nyusi acrescentou que para garantir o funcionamento dos hospitais construídos, decorre paralelamente o programa acelerado de formação de profissionais de saúde, que visa formar até 2025 mais de seiscentos médicos especialistas em diversas áreas e ainda setecentos técnicos de saúde, entre anestesistas, instrumentistas e enfermeiros intensivistas.
“Como podem verificar, estamos a carregar o manifesto para o seu cumprimento, para que seja avaliado pelo povo moçambicano em 2024 “, disse.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque