FRELIMO marca XII Congresso para Setembro de 2022

 

O Presidente da FRELIMO e da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou que o encontro do próximo ano vai marcar a exaltação e a coesão do partido e será o símbolo da unidade nacional.
“Exortamos os órgãos, membros, militantes e simpatizantes da FRELIMO para participarem activamente, fazendo deste evento um momento de reflexão e reforço da unidade nacional”, disse.
A data do encontro do 12º Congresso do partido a ter lugar de 23 a 28 de Setembro de 2022, coincidirá com a celebração do primeiro congresso desta formação política, realizado há sessenta anos.
A IV sessão do Comité Central, que juntou 192 membros efectivos e nove suplentes, analisou a situação de insegurança no Norte e Centro do país, apreciou os relatórios da Comissão Política, do Gabinete de Preparação das Eleições de 2019 e do Comité de Verificação.
A reunião aprovou a proposta do plano de actividades do partido e o respectivo orçamento para o ano 2021 e o informe sobre o cumprimento do Programa Quinquenal do Governo 2020/2025.
Neste ponto vai para o Plano Económico 2021 e o balanço do Plano Económico e Social 2020, cujo processo de implementação foi aprovado e aclamado pelos participantes.
O Presidente da FRELIMO  disse que no encontro foi determinada a necessidade da unidade do país no combate aos grupos armados que protagonizam ataques na província de Cabo Delgado e da  Junta Militar da Renamo, no Centro do país.
Na mesma sessão, a primeira desde as eleições de 2019, os membros do Comité Central (CC) da FRELIMO, analisaram os relatórios da Comissão Política e do Comité de Verificação e do Gabinete de Preparação de Eleições Autárquicas de 2018 e Gerais de 2019.
Segundo o Presidente Filipe Nyusi foi reafirmada na sessão do Comité Central a necessidade de resgate da paz, do combate ao terrorismo em Cabo Delgado e aos ataques da Junta Militar da Renamo. 
"Continuaremos abertos ao diálogo com a liderança da Renamo para acelerar o processo de desarmamento, desmobilização e reintegração dos ex-guerrilheiros da Renamo", disse Nyusi.
Sobre as eleições de 2019, Filipe Nyusi diz que foram das mais "competitivas e transparentes".
Filipe Nyusi destacou ainda o papel das organizações sociais, nomeadamente ACLLN, OMM e OJM.
A 25 de Junho de 2022 a FRELIMO completa 60 anos, neste contexto será lançado em Junho próximo um amplo movimento de exaltação das conquistas da Frelimo ao longo destas décadas.
Ainda nesta sessão, a direcção máxima da FRELIMO fez uma reestruturação das chefias das brigadas centrais de assistência às províncias. Assim, temos a seguinte distribuição: 
Niassa - Sérgio Pantie, coadjuvado por Jaime Basílio Monteiro; Cabo Delgado - Alcinda Abreu, coadjuvada por Caifadine Manasse. Nampula - Eneas Comiche, coadjuvado por Carlos Agostinho do Rosário. Zambézia - Eduardo Mulembwe, coadjuvado por Ana Rita Sithole. Manica - Aires Ali, coadjuvado por Nyeleti Mondlane. Sofala - Manuel Tomé, coadjuvado por Esperança Bias. Inhambane - Filipe Paunde. Gaza - Tomás Salomão, coadjuvado por Francisco Mucanheias. Maputo Província- Margarida Talapa, coadjuvada por Mariazinha Niquice. Cidade de Maputo - Verónica Macamo, coadjuvada por Chakil Aboobacar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque