OJM realiza VI Sessão Ordinária do Comite Central

 

Decorreu no dia 18 de Maio de, na Escola Central do Partido FRELIMO, na Cidade da Matola, Província de Maputo, a VI Sessão Ordinária do Comité Central da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), onde participaram membros do órgão e convidados. Os membros do Comité Central presentes saudaram a VIª Sessão Ordinária do Comité Central da OJM, saudação essa, caracterizada por cânticos enaltecendo os feitos do líder Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, na busca da paz efectiva e na promoção do desenvolvimento e bem-estar dos moçambicanos. Igualmente, apelaram ao aprofundamento da unidade e coesão no seio dos membros, concretizando, deste modo, os anseios dos heróis nacionais que lutaram pela independência de Moçambique.
A cerimónia de abertura da VI Sessão do Comité Central da OJM foi honrada pela presença do Secretário-geral da FRELIMO, Roque Silva Samuel, que se fez acompanhar pelos membros do Secretariado do Comité Central do partido.
Na sua intervenção, o Secretário-Geral da FRELIMO, saudou de forma efusiva os membros do Comité Central da OJM e convidados presentes na VIª Sessão do Comité Central da OJM e a todos os membros e simpatizantes da prestigiada Organização. Transmitiu uma especial saudação endereçada aos presentes pelo líder Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique bem como aos jovens moçambicanos no país e na diáspora que de forma arrojada tem dado a sua contribuição no desenvolvimento da nossa pátria amada. Reconheceu o papel desempenhado pela OJM em todas as fases de construção da vitória do Partido FRELIMO nas últimas eleições, com maior destaque para a cor e alegria que ofereceram a inovadora onda vermelha, um momento particular em que as bases da FRELIMO reafirmaram a vontade e a determinação colectiva de trabalhar para a Vitória. 
Apelou a Juventude moçambicana liderada pela OJM a desempenhar um papel preponderante na concretização dos pleitos eleitorais assumidos na Campanha Eleitoral, já transformados em Programa Quinquenal do Governo-PQG. Enalteceu às Forças de Defesa e Segurança, que imbuídas no espírito de servir a pátria tem emprestado a sua juventude nos teatros operacionais Norte e Centro, na luta contra o terrorismo e aos ataques perpetrados pela Junta Militar. Saudou e encorajou esses jovens, na certeza de que sob a sábia liderança de Filipe Jacinto Nyusi, Comandante-em-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, continuarão a defender com bravura a nossa soberania.  Apelou, igualmente, para que inspirados nos jovens de 25 de Setembro, continuem a trabalhar para a consolidação da Unidade Nacional e da Paz, reforçando permanentemente a vigilância à todos os níveis, privilegiando o uso das TIC’s com muita responsabilidade, para que não se tornem uma maldição.
Roque Silva Samuel exortou aos jovens a distanciarem-se de todos os actos de terrorismo em Cabo Delgado e ataques da Junta Militar na Zona Centro do país e a empenharem-se cada vez mais na produção e na implementação de projectos rentáveis e sustentáveis. Saudou aos profissionais de saúde, parte dos quais são jovens, que com muito sacrifício têm estado empenhados no combate a covid-19, protegendo e salvando o bem maior que é a vida.
O Secretário-geral encorajou aos membros do Comité Central da OJM a terem debates construtivos que levem a produzir resultados positivos e que contribuam para o reforço da união e coesão no nosso seio, de modo a saírem mais fortes e melhor preparados para enfrentar os desafios que os esperam. A VI Sessão Ordinária do Comité Central da OJM foi presidida por Camarada Manuel Teixeira Jardim, membro do Comité Central da agremiação, onde teve como pontos de agenda a apresentação e aprovação do relatório de actividades do Secretariado do Comité Central da OJM, referentes ao período de Fevereiro de 2019 à Maio de 2021, do plano de actividades do Secretariado do Comité Central da OJM, referentes aos anos de 2021/22, do informe das actividades do CNJ, referentes aos anos de 2020/21 e perspectivas para 2021, do informe do Gabinete da Juventude Parlamentar, referente aos anos 2020/21 e perspectivas para 2021, do informe do Conselho de Jurisdição Nacional da OJM sobre as actividades realizadas no período que compreende o intervalo da V à VI Sessão Ordinária do Comité Central e perspectivas para o ano 2021.
Foi igualmente objecto de apreciação o informe da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, sobre as actividades realizadas em 2020/21 e perspectivas para 202, bem como, a convocação do II Congresso da OJM à luz da alínea O) número 2, Artigo 74 dos Estatutos da OJM.
De seguida procedeu-se ao debate em torno dos documentos apresentados em sede da VI Sessão Ordinária do Comité Central da OJM, cujo fito principal girou em torno da necessidade de fortalecimento da coesão interna, da revitalização dos órgãos da OJM ao nível da base, do apoio das iniciativas do Secretaria de Estado da Juventude e Emprego para a promoção do auto-emprego e do repúdio às acções da insurgência na Zona Centro e do terrorismo em Cabo Delgado. No mesmo âmbito, foram feitos apelos para que se prosseguisse com a mobilização de apoios com vista a reduzir o sofrimento das populações afectadas pelo terrorismo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque