Saúde instala laboratório de referência no país

 

O Instituto Nacional de Saúde (INS) anunciou ontem, 24 de Maio, que estão a ser criadas condições para a instalação de um laboratório de referência para a testagem de variantes da covid-19 e outras doenças, que vai entrar em funcionamento em Outubro.
Para o efeito, Sofia Viegas, directora de Laboratórios no INS, disse em conferência de imprensa que já foram ao treinamento na Namíbia, dois técnicos de laboratório e outros dois de saúde e até Outubro poderá entrar em funcionamento um laboratório de referência no país.
“Uma empresa especializada na área, já está a montar o equipamento de testagem laboratorial e vai proceder com a formação do pessoal no manuseamento do equipamento”, explicou Viegas.
Por sua vez, Benigna Matsinhe, directora nacional adjunta de Saúde Pública, disse que o país está a registar uma desaceleração da pandemia no país, que se manifesta com a redução de novos casos diagnosticados diariamente.
Como exemplo apontou que este mês, foram registados 689 casos contra 2.072 casos registados em Abril, uma redução de 66,7 porcento.
Nas unidades sanitárias deram entrada 84 doentes contra 159 internados em 24 dias de Abril. Para os óbitos foram notificadas 17 vítimas contra 32 mortos em igual período.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque