CPCM recomenda harmonização do cálculo de produção global

 

O Conselho Provincial de Coordenação de Maputo (CPCM), um órgão que reúne à mesma mesa o Conselho Executivo Provincial, a Secretaria de Estado e o Conselho Municipal da Matola, recomendou ontem, segunda-feira, 28 de Junho, aos sectores responsáveis pela Planificação e Finanças a harmonização do cálculo da produção global da Província, de modo a evitar-se o registo de dados díspares sobre a matéria.

A produção global é definida, conceptualmente, como sendo o valor total de todos os bens serviços finais produzidos dentro de uma província num determinado período de tempo.

A justificação para a necessidade desta harmonização é que, até agora, não há clareza quanto às fontes oficiais de informação, no momento da recolha de dados para o cálculo da produção global, o que suscita divergência nos relatórios de prestação de contas no Conselho Executivo Provincial e no Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado.

Sobre esta necessidade, tanto o Governador Júlio Parruque como a Secretária de Estado, Vitória Diogo, saudaram a abordagem conjunta do cálculo da produção global. O Município da Matola solicitou inclusão dos dados sobre a sua produção, bem como dos seus técnicos nos programas de capacitação.

Foi igualmente sugerida a inclusão dos dados dos distritos, bem como da indústria transformadora, sector que tem um grande peso na produção da Província. O Governador Júlio Parruque afirmou que a produção global da Província espelha a sua dinâmica, acrescentando que os diversos sectores de actividade devem ser os actores que contribuam para o seu crescimento.

Na reunião, foi igualmente apresentado o projecto de restauração e conservação do património público, em parceria com o Ensino Técnico-Profissional na Província de Maputo que, essencialmente, concorre para o estabelecimento duma cultura de conservação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Director Provincial do STAE confere posse aos técnicos de Magude

Bairro Ndixe conta com mais um furo

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene