CPCM recomenda harmonização do cálculo de produção global

 

O Conselho Provincial de Coordenação de Maputo (CPCM), um órgão que reúne à mesma mesa o Conselho Executivo Provincial, a Secretaria de Estado e o Conselho Municipal da Matola, recomendou ontem, segunda-feira, 28 de Junho, aos sectores responsáveis pela Planificação e Finanças a harmonização do cálculo da produção global da Província, de modo a evitar-se o registo de dados díspares sobre a matéria.

A produção global é definida, conceptualmente, como sendo o valor total de todos os bens serviços finais produzidos dentro de uma província num determinado período de tempo.

A justificação para a necessidade desta harmonização é que, até agora, não há clareza quanto às fontes oficiais de informação, no momento da recolha de dados para o cálculo da produção global, o que suscita divergência nos relatórios de prestação de contas no Conselho Executivo Provincial e no Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado.

Sobre esta necessidade, tanto o Governador Júlio Parruque como a Secretária de Estado, Vitória Diogo, saudaram a abordagem conjunta do cálculo da produção global. O Município da Matola solicitou inclusão dos dados sobre a sua produção, bem como dos seus técnicos nos programas de capacitação.

Foi igualmente sugerida a inclusão dos dados dos distritos, bem como da indústria transformadora, sector que tem um grande peso na produção da Província. O Governador Júlio Parruque afirmou que a produção global da Província espelha a sua dinâmica, acrescentando que os diversos sectores de actividade devem ser os actores que contribuam para o seu crescimento.

Na reunião, foi igualmente apresentado o projecto de restauração e conservação do património público, em parceria com o Ensino Técnico-Profissional na Província de Maputo que, essencialmente, concorre para o estabelecimento duma cultura de conservação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque