Governo redobra esforços no combate ao abuso e trafico de drogas

Por ocasião do Dia Internacional de Luta Contra o Abuso e Tráfico de Droga, que se assinala, sob o lema “Divulgar os perigos do consumo de drogas é salvar vidas. Evite a Covid-19”, o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves, em representação do Primeiro Ministro, defendeu que as instituições do Estado, parceiros de cooperação e Organizações Não-Governamentais, tem trabalhado incansavelmente na Luta Contra o Abuso e Tráfico de Droga no país.
O governante falava este sábado, no distrito de Boane, local que acolheu as cerimônias centrais, tendo exaltado os esforços de repressão ao tráfico e venda de estupefacientes nas comunidades. Manuel Gonçalves disse que o tráfico e venda ilícita de droga é severamente combatido, de tal sorte que no ano passado (2020) foram instaurados 1.140 processos crimes e 803 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros.
Por seu turno, a Secretária de Estado na Província de Maputo, Vitória Dias Diogo, observou que para combater o tráfico e consumo de drogas não é e nem deve ser tarefa só do Estado, mas também responsabilidade de cada indivíduo.
No que diz respeito aos números, Vitória Diogo fez saber que, 208 toxicodependentes a nível da província de Maputo entraram em diversos programas de tratamento e reabilitação, comparativamente a 296 pacientes de igual período de 2020, com uma taxa de recuperação de 70%.
“Estes dados encorajam-nos aprimorar as nossas abordagens de intervenção, encorajam-nos a continuarmos a arregaçar as mangas para lutar, com todos os seguimentos da sociedade civil com vista a erradicar este mal”, referiu Vitória Diogo.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque