Criados clubes ambientais para combate à queimadas Matutuíne

 

A DIRECÇÃO da Área de Protecção Ambiental (APA) de Maputo está a criar clubes ambientais nas escolas, para tratar matérias sobre medidas de combate às práticas de queimadas descontroladas.
Segundo Luís Buchir, administrador da APA, pretende-se com a iniciativa que a partir das escolas, os professores e alunos disseminem as mensagens sobre a campanha.
As queimadas são uma acção que acelera a degradação do meio ambiente, para além da destruição de infra-estruturas, poderão causar danos humanos e a extinção de animais selvagens, tendo em conta que a região é rica em recursos turísticos e faunísticos.
Segundo Buchir, a ocorrência de incêndios de forma recorrente em Matutuíne, sobretudo no posto administrativo de Zitundo está a levantar inquietações de vários círculos de entre sociais, políticos e económicos e obrigá-las a tomar medidas correctivas.
“É incrível o que aconteceu. Em menos de uma semana registaram-se dois incêndios  resultantes de fogo posto. Há necessidade de se fazer um trabalho de fundo e abrangente para colmatar a situação,” disse o gestor. 
Recentemente, mais um incêndio ocorreu nas proximidades do posto administrativo, ao longo da estrada que dá acesso à fronteira da Ponta d´Ouro, por volta das 13 horas e que graças à pronta intervenção, as chamas foram debeladas.
 O incidente aconteceu quatro dias depois de um outro que consumiu mais de mil hectares de plantas silvestre num bairro da Ponta Mamoli.
No Zitundo, a administradora Júlia Mwito orientou vários encontros com agentes económicos, líderes comunitários e a comunidade em geral, visando encontrar alternativas para aquisição de meios de extinção de fogo e a criação de comités locais de gestão de riscos de desastres que colocam em causa a sustentabilidade ambiental naquela região turística.
A APA controla uma área de 623.335 hectares, que compreendem Zitundo, Machangulo, uma parte de Belavista e da Reserva Parcial da ilha de Inhaca.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque