Distrito de Magude capacita 40 raparigas em gestão de projectos

 

Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS) encerra o primeiro ciclo de Capacitações de Raparigas para o Acesso a Fundos de Desenvolvimento e Gestão de Projectos.
A Directora do Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS) Directora Célia Zandamela lançou nesta segunda-feira (20) no distrito de Magude mais uma capacitação de 40 raparigas em matérias de desenvolvimento de competências pessoais em planificação e gestão de projetos. O acto marca o fim da primeira fase do ciclo de capacitações levadas a cabo pelo serviço em epígrafe, em parceria com a Agência Andaluza de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento AACID ao nível dos distritos da província de Maputo.
O evento contou com a participação do Administrador do Distrito de Magude, Director do Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social, Chefe do Gabinete de Atendimento à família e menores vítimas de violência, Chefe de Departamento do GCAS e técnicos do SPAS.
Na sua intervenção o Administrador do distrito disse que a actividade é importante e oportuna, pois, responde aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-5) na componente de Empoderamento da Mulher e da Rapariga, bem como permitirá que as raparigas tenham consciência das suas habilidades e capacidades, evitando o envolvimento em uniões e casamentos prematuros que assolam sobremaneira o distrito de Magude.
Por sua vez, a Directora do SPAS fez referência à necessidade de dotar a rapariga de ferramentas que possam possibilitar que desenhe projectos e tenha acesso a fundos de desenvolvimento. Assim o incentivo ao empreendedorismo, transferência de tecnologias, licenciamento da actividade económica e a Lei de Prevenção às Uniões Prematuras são alguns dos temas a serem abordados durante os seis dias de capacitação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque