Governador de Maputo celebra dia contra raiva em Boquisso

 

O Dia Mundial de Luta Contra a Raiva, que se comemorou ontem, 28 de Setembro, foi assinalado na Província de Maputo, os criadores de cães foram instados a vacinar de forma voluntária os animais contra raiva, na ocasião, o Governador Parruque reiterou que há disponibilidade da vacina.
Este ano, o Dia Mundial de Luta Contra Raiva foi celebrado sob o lema "Raiva: Sim aos Factos, Não ao Medo". Na Província de Maputo, a data teve como cerimónias centrais no Bairro Boquisso, Posto Administrativo de Infulene, Distrito da Matola.
Nos últimos três anos, o número de indivíduos que sofreram com mordeduras por cães na Província tem registado um aumento, todavia, sem perdas humanas. Sendo que 1.181 em 2019, 1.228 em 2020 e este ano já foram reportados 1.515 vítimas de agressão sem mortes, e o Distrito da Matola tem registado o maior número de casos de mordeduras.
Na ocasião, Júlio Parruque apelou a população para ser vigilante e vacinar os cães e gatos uma vez por ano, e frisou que esta data é celebrada anualmente, com grande sucesso crescente participação tendo como principal objetivo conscientizar a população em todo Mundo sobre o impacto dramático desta doença, pelas mortes que causa, ao nível das comunidades, cujas principal vítima são crianças.
Parruque disse que a raiva humana transmitida principalmente por cães ainda é um grave problema de saúde pública em Moçambique, e ainda são reportados mortes de pessoas no país todos os anos, pós, as organizações envolvidas no controlo da doença assumiram o compromisso de que cada país deve trabalhar no sentido de eliminar a Raiva transmitida ao homem por cães em todo mundo até ao ano 2030.
O governante saudou e enalteceu o trabalho que a Direcção Provincial da Agricultura e Pescas, Distrito e Município da Matola, estão a realizar, de modo a sensibilizar as comunidades a aderirem a este processo bastante importante na nossa província de Maputo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque