Vitória Diogo inaugura laboratório de Biologia molecular do HPM

 

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Vitória Dias Diogo, inaugurou esta sexta-feira, 24 de Setembro, o laboratório de biologia molecular do Hospital Provincial da Matola (HPM), construído em parceria com a Mozal, num investimento de 37 milhões de meticais.
A dirigente destacou que o laboratório é resultado do compromisso do Estado moçambicano em assegurar não só a prestação de serviços de saúde de qualidade, mas também aproxima-los cada vez mais à população e é também uma demonstração tangível de responsabilidade social harmonizada e estruturada.
Tal como referiu a Secretária de Estado, a inauguração do laboratório de biologia molecular é pertinente e oportuna e vai garantir o processamento de testes PCR de Covid 19, que são mais precisos na detecção da presença ou não do novo coronavírus no organismo do ser humano. Vai também significar maior celeridade na resposta dos testes realizados.
O laboratório vai servir não só para o diagnóstico da Covid-19, mas também para outras doenças virais, porque tem a capacidade de processar outros testes. O laboratório pode processar 700 amostras a cada oito horas. Por isso, vai aumentar a capacidade laboratorial de detectar outras doenças virais, incluindo o HIV e SIDA.
Disse que a infra-estrutura está provida de equipamentos sofisticados e modernos que irão garantir maior capacidade de processamento de amostras de carga viral em ambiente de maior biossegurança para os profissionais de saúde que prestam serviços.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque