Sector de Educação desafiado a sensibilizar parceiros na implementação de programas de alfabetização

 

A Esposa do Governador da Provincia de Maputo, Naidy Parruque, falava no dia 19 de Novembro, no Hotel Ushaka, Distrito da Matola, na Abertura da Reunião Províncial do Movimento de Advocacia, Sensibilização e Mobilização de Recursos para Alfabetização na Província de Maputo, sob o lema Por uma Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade.
O Plano de Acção para a Aceleração da Alfabetização no País, desafia-nos a reduzir dos actuais 39% da taxa de analfabetismo para 26%. A nível da Província de Maputo, o Conselho Executivo Provincial estabece a redução dos actuais 12.4% para 8% da taxa de analfabetismo até 2024.
Na ocasião, Naidy Parruque saudou as Suas Excelências Eng. Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique e a Dra. Isaura Ferrão Nyusi, Primeira Dama da República e Presidente do MASMA, pela forte liderança e visão estratégica rumo a erradicação do analfabetismo e o recente acto simbólico do baptismo que marcou o início do reboque da plataforma flutuante de produção de Gás Natural Liquefeito da Koreia para Cabo Delgado.
A Presidente do MASMA a nível da Província de Maputo reafirmou que a educação é um direito humano indispensável para a participação activa de homens e mulheres no processo de desenvolvimento da sociedade, mais do que uma simples habilidade pessoal de ler, escrever e calcular.
A esposa do Governador de Maputo disse que a alfabetização é um veículo para empoderar e ajudar as pessoas a adquirir habilidades para a vida e capacidades empreendedoras para fazer face aos desafios contemporâneos e optimizar as oportunidades para o desenvolvimento sustentável.
Afirmou que a implementação do MASMA, visa atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que dependem da mobilização de recursos locais, a investir na educação com vista a acelerar os esforços para o alcance das metas definidas.
Disse ainda que todos devem se engajar no compromisso de fazer do MASMA, na província de Maputo, uma referência a nível do país e por fim apelou a todos presentes a contribuir e sensibilizar os vários parceiros para a implementação dos programas de Alfabetização em todos os distritos da Provincia de Maputo.
Instou igualmente aos presentes para que continuar a sensibilizar a população a prevenir-se da Covid-19, cumprindo com o protocolo sanitário.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque