Distrito de Namaacha realiza I reunião de parteiras tradicionais

Com objectivo de melhorar as coberturas de partos institucionais, o sistema de referência das mulheres grávidas para às Unidades Sanitárias e incentivar as comunidades para o uso das casas de Espera de Mulheres grávidas, teve lugar no dia 21 de Dezembro, na sala de sessões do Posto Administrativo de Namaacha Sede a primeira reunião de parteiras tradicionais.
O encontro foi presidido por Suzete Dança Nhangumele, Administradora Distrital que falando na ocasião, destacou o papel das matronas na prestação de serviços de saúde materno infantil e redução da taxa de desnutrição crônica em crianças.
Como forma de enaltecer o contributo valioso que as parteiras tradicionais têm dado às famílias, principalmente nas zonas mais recônditas do Distrito, Suzete Dança Nhangumele premiou 18 parteiras tradicionais com capulanas e telemóveis com vista a facilitar a comunicação dessas com as unidades sanitárias.
A governante exortou as parteiras a divulgarem mensagens chaves na comunidade sobre a importância da prevenção da Covid-19.
Namaacha conta actualmente com um universo de 25 parteiras tradicionais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Director Provincial do STAE confere posse aos técnicos de Magude

Bairro Ndixe conta com mais um furo

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene