Província de Maputo acolhe Campeonato Nacional de Xadrez

 

A Província de Maputo, acolheu hoje, 14 de Dezembro de 2021, a Cerimónia de Lançamento do Campeonato Nacional de Xadrez, sob o lema “Por um xadrez inclusivo, exaltando a moçambicanidade em época da Covid-19.”
O evento foi dirigido pelo Governador da Província de Maputo e juntou 50 xadrezistas no Matola Hotel, Cidade da Matola.
Refira-se que o xadrez é jogo enquadrado na prática de desporto. Ora, a prática de desporto e educação física no território Moçambicano, é um direito constitucionalmente consagrado a todos os cidadãos, nos termos do artigo 93 da Constituição da República. É neste contexto, que foram institucionalizados os campeonatos nacionais, que são realizados anualmente, envolvendo atletas de todo país.
Na ocasião, Júlio Parruque saudou ao Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, desportista número 1, pelo esforço abnegado que tem empreendido em prol do desenvolvimento do desporto no país, bem como sua exemplar liderança na luta contra o terrorismo em Cabo Delgado, e na luta contra a Covid-19.
O Governante saudou igualmente a todos os 50 xadrezistas e endereçando-lhes as boas vindas votos de boa estadia na Província Industrial e Gloriosa de Maputo, que produziu campeões na última edição de Moçambola.
Parruque explicou que a educação física e o desporto desempenham um papel preponderante na saúde, bem-estar físico e mental do indivíduo, constituindo-se num dos alicerces fundamentais para o processo da consolidação da Paz e da Unidade Nacional. Disse ainda que estarão envolvidos neste campeonato atletas entre os 14 e 16 anos de idade, de ambos os sexos, movimentado um total de 360 atletas a nível nacional.
O Governador de Maputo desafiou o Município da Matola para capitalizar o xadrez, pois este é um grande sinal de esperança para alavancar o desporto na província de Maputo e torná-la campeã também do xadrez.
Júlio Parruque instou aos atletas para investirem em si próprios para tonarem-se campeões de xadrez e não da Covid-19, pois, o desporto na província de Maputo não pode morrer.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque