Ministra da Educação assegura maior expansão do ensino bilíngue

A Província de Maputo acolheu, no dia 21 de Fevereiro de 2022, a cerimónia central do Dia Internacional da Língua Materna, que sob o lema "Usando a Tecnologia para Aprendizagem Multilingue: Desafios e Oportunidades", que teve lugar na Escola Primária de Sábiè, Distrito da Moamba, tendo sido dirigida pela Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Rita Namashulua.
A administradora do Distrito da Moamba, Teresa Mauaie, considerou que a data é importante para a valorização da língua e cultura envolvente. Já os parceiros de cooperação comungam que a data serve para promover o Ensino Bilíngue para melhoria do desempenho escolar, assim como uma grande oportunidade para a revitalização das línguas, protegê-las e transformá-las num património comum.
A Directora Provincial da Educação, Deolinda Chaúque Cossa, em representação do Governador de Maputo Província, Júlio Parruque, referiu que 21 de Fevereiro é a verdadeira data da exaltação da cultura, história, valores de cidadania e de patriotismo do povo moçambicano. Este facto se concretiza pela sábia decisão do Governo central de incluir as línguas maternas nos currículos.
Cossa apontou que a Província de Maputo introduziu o ensino Bilíngue no ano de 2003 na EPC de Mahubo KM10, contando hoje com 189 escolas.
"Só em 2021, o aproveitamento comparativo aponta para 88,9% para Bilíngue e 84.1 para o monolíngue, facto expressivo da importância da implementação das línguas maternas no processo de Ensino e Aprendizagem" - acrescentou Deolinda Cossa.
A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua referiu que a língua materna contribuía para a promoção da paz, desenvolvimento, pois tem um papel preponderante na história individual e colectiva, e é o garante da promoção e garantia da igualdade e inclusão social, sobretudo nos processos de governação, caminho para educação inclusiva, patriótica e de qualidade.
Na mesma senda, enalteceu o papel do Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi na promoção do uso das TICs’ no ensino bilíngue, como factor que agrega incomensurável valor ao ensino, como aconteceu desde o início da pandemia da Covid-19, através do uso de plataformas Online para o Ensino à Distância e consulta de acervo bibliográfico não disponível fisicamente.
"Convido a todos a fazer uma reflexão em torno desta comemoração sobre o impacto das nossas línguas nacionais na afirmação da nossa moçambicanidade bem como um momento de festa e de exaltação da nossa diversidade cultural, da nossa língua como veículo de transmissão de nossas tradições, crenças, cultura através da valorização das nossas línguas maternas" - concluiu Namashulua. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Director Provincial do STAE confere posse aos técnicos de Magude

Bairro Ndixe conta com mais um furo

Shafee Sidat reitera o seu compromisso no desenvolvimento do Município de Marracuene