Ministra da Educação assegura maior expansão do ensino bilíngue

A Província de Maputo acolheu, no dia 21 de Fevereiro de 2022, a cerimónia central do Dia Internacional da Língua Materna, que sob o lema "Usando a Tecnologia para Aprendizagem Multilingue: Desafios e Oportunidades", que teve lugar na Escola Primária de Sábiè, Distrito da Moamba, tendo sido dirigida pela Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Rita Namashulua.
A administradora do Distrito da Moamba, Teresa Mauaie, considerou que a data é importante para a valorização da língua e cultura envolvente. Já os parceiros de cooperação comungam que a data serve para promover o Ensino Bilíngue para melhoria do desempenho escolar, assim como uma grande oportunidade para a revitalização das línguas, protegê-las e transformá-las num património comum.
A Directora Provincial da Educação, Deolinda Chaúque Cossa, em representação do Governador de Maputo Província, Júlio Parruque, referiu que 21 de Fevereiro é a verdadeira data da exaltação da cultura, história, valores de cidadania e de patriotismo do povo moçambicano. Este facto se concretiza pela sábia decisão do Governo central de incluir as línguas maternas nos currículos.
Cossa apontou que a Província de Maputo introduziu o ensino Bilíngue no ano de 2003 na EPC de Mahubo KM10, contando hoje com 189 escolas.
"Só em 2021, o aproveitamento comparativo aponta para 88,9% para Bilíngue e 84.1 para o monolíngue, facto expressivo da importância da implementação das línguas maternas no processo de Ensino e Aprendizagem" - acrescentou Deolinda Cossa.
A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua referiu que a língua materna contribuía para a promoção da paz, desenvolvimento, pois tem um papel preponderante na história individual e colectiva, e é o garante da promoção e garantia da igualdade e inclusão social, sobretudo nos processos de governação, caminho para educação inclusiva, patriótica e de qualidade.
Na mesma senda, enalteceu o papel do Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi na promoção do uso das TICs’ no ensino bilíngue, como factor que agrega incomensurável valor ao ensino, como aconteceu desde o início da pandemia da Covid-19, através do uso de plataformas Online para o Ensino à Distância e consulta de acervo bibliográfico não disponível fisicamente.
"Convido a todos a fazer uma reflexão em torno desta comemoração sobre o impacto das nossas línguas nacionais na afirmação da nossa moçambicanidade bem como um momento de festa e de exaltação da nossa diversidade cultural, da nossa língua como veículo de transmissão de nossas tradições, crenças, cultura através da valorização das nossas línguas maternas" - concluiu Namashulua. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque