Província de Maputo acolhe Seminário Nacional de Pecuária

 

Porto Henrique, em Namaacha, acolheu no dia 19 de Fevereiro de 2022, o 1 Seminário a Associação do Fórum Nacional de Pecuária (FONAPE) cuja cerimónia de abertura foi presidida por Júlio José Parruque, Governador da Província de Maputo. O evento contou com a presença de proeminentes criadores, teve como painelista principal o Professor Gerson Fraceschini (UNESP-brasil) e subordinou-se ao tema Estratégia de desenvolvimento pecuário de Moçambique. Igualmente, a ocasião serviu para angariação de fundos para a FONAPE, através da realização do tradicional Leilão de Gado.
Parruque reconheceu como grande aprendizado do seminário que não basta a inspiração, tem que haver transpiração, criatividade, e trabalho, trabalho, trabalho conforme a orientação do Presidente da República, Eng. Filipe Jacinto Nyusi. Encorajou para uma maior partilha de experiências e desafiou a criação de uma classe de criadores e produtores, de modo a crescer. Também, garantiu total apoio e compromisso do seu executivo em colaborar com os criadores e produtores para um bom ambiente de produção e seguro.
O Governante instou a necessidade de maior interventividade das Universidades, especialmente da Faculdade de Veterinária da UEM que é uma entidade com reconhecida autoridade para apoiar aos criadores na Província de Maputo. Também incentivou aos criadores para contratar jovens formados nesta área, para cuidar dos animais com consciência e vocação. Este é um grande meio para valorizar mais os quadros com qualificações técnicas no saber fazer e uma grande aposta para o emprego a juventude.
Num outro desenvolvimento, Júlio Parruque informou que apesar dos desafios da Pandemia da Covid-19, a Província de Maputo teve um desempenho de produção pecuária de 119%, caminho para tornar a província numa referência e celeiro de produção de carnes a nível nacional, conforme a orientação do chefe de estado, Eng. Filipe Jacinto Nyusi. Disse ainda que o País e a Província tinham o grande desafio de incrementar eficiência na produção, buscando técnicas dos mais experientes para poupar a terra e produzir mais do que amealhar terra, mais terra para produzir menos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque