Administradora de Namaacha defende o reflorestamento como estratégia de mitigação das mudanças climáticas

 

O pronunciamento foi feito no dia 21 de Março, no âmbito da celebração do Dia Internacional das Florestas no Posto Administrativo de Namaacha Sede, Localidade de Impaputo, Floresta Comunitária do Povoado de Mutocomelene.

“Ao comemorarmos o dia internacional das Florestas, sublinhamos a necessidade de reforçar as acções de reflorestamento e implementação de acções viradas para a conservação dos recursos florestais, uma vez que as florestas são os maiores produtores de oxigénio no mundo e não só servem de grandes ecossistemas e produtores de oxigénio, mas também ajudam na adaptação às alterações climáticas.”

Suzete Dança Nhangumele, acrescentou que a nível do Distrito de Namaacha, várias acções têm sido implementadas para minimização dos efeitos provocados pela devastação das florestas tendo-se estabelecido 53 florestas comunitárias em coordenação com os Comités de Gestão de Recursos Naturais localizados em Matsequenha, Impaputo, Mabenga, Goba e Changalane.

E no período compreendido de Outubro de 2021 à Março 2022, em parceria com a Eden Reflorestation foram reflorestados 420.99ha e distribuídas 255.720 mudas de várias espécies Florestais entre exóticas e nativas.

O Dia Internacional das Floresta é comemorado anualmente a 21 de Março de cada ano com objectivo de garantir os cuidados às florestas, gerar consciência de sua importância e ensinar as pessoas como podem contribuir para a manutenção e crescimento das florestas.

Igualmente no quadro da comemoração da data, foram plantadas 400 mudas de eucalipto saligna, Pino taedas e Microsse (Simbiri) numa área de 0,5ha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comissão Política do Partido FRELIMO reúne na sua 11ª Sessão Ordinária

Celebração do dia da Organização Continuadores de Moçambique

“Jovens devem abraçar oportunidade de formação e empreender já” – Júlio Parruque